Sporting: Harder e Jota Silva fecham acordo na reta final

Conrad Harder, um atacante dinamarquês de 20 anos, optou por se transferir para o RB Leipzig, na Bundesliga, enquanto o português Jota Silva, de 26 anos, está prestes a se juntar ao Sporting de Lisboa. As negociações para essas transferências estão avançadas, e tudo indica que uma saída e uma chegada ocorrerão ainda hoje, último dia do mercado de transferências.
Harder teve propostas de clubes como Rennes e Milan, mas decidiu pelo RB Leipzig. Sua saída do Sporting está prevista para acontecer após a chegada de Ioannidis, que deve ser concretizada em breve, garantindo que o clube português tenha um substituto disponível.
No dia anterior, o Chelsea iniciou conversas com o Sporting para tentar contratar Harder como substituto para Liam Delap, que se machucou em uma partida contra o Fulham. Contudo, a escolha do jogador parece favorecê-lo a atuar na Bundesliga, onde acredita ter mais oportunidades de jogo.
Os valores envolvidos na potencial transferência de Harder giravam em torno de 23 milhões de euros, mais 3 milhões em bônus, mas complicações nas negociações e exigências de seu agente fizeram com que outras ofertas fossem descartadas. Assim, a saída do jogador parece cada vez mais próxima.
A despedida de Harder durante um clássico com o FC Porto indicava que sua saída era iminente, com aplausos dos torcedores e agradecimentos em campo.
Por outro lado, Jota Silva também está em destaque neste dia crítico. Apesar das dificuldades nas negociações com o milionário grego Evangelos Marinakis, que é o dono do Nottingham Forest, o Sporting acredita que a contratação do atacante português se concretizará. A expectativa é que Silva chegue à equipe por meio de um empréstimo com uma taxa de cerca de 2 milhões de euros, além de uma opção de compra que dependerá da sua performance durante a temporada 2025/2026. Marinakis, no entanto, tem insistido em incluir uma cláusula obrigatória de compra entre 15 e 20 milhões, o que o Sporting pretende evitar.
Silva não foi escalado para a partida recente de seu time, na qual o treinador Nuno Espírito Santo enfrentou problemas na derrota para o West Ham. A expectativa é que, se as negociações se concretizarem, o atacante português possa reforçar a equipe do Sporting em breve.