Notícias Agora

Receita Federal libera quarto lote de restituição do IR 2025

A Receita Federal realizará o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2025 nesta sexta-feira. Aproximadamente 1,8 milhão de contribuintes receberão um total de R$ 2,9 bilhões, que será depositado nas contas ou nas chaves Pix informadas na declaração.

Caso o dinheiro não seja creditado, por motivos como alteração da conta bancária, o contribuinte poderá resgatar o valor pelo Banco do Brasil durante um período de até um ano. Para isso, é possível reagendar o crédito por meio do Portal BB, acessado pela internet, ou pelo atendimento da Central de Relacionamento do banco, pelos telefones 4004-0001, 0800-729-0001 e 0800-729-0088, sendo este último exclusivo para deficientes auditivos.

Para saber se estão na lista de beneficiários, os contribuintes podem consultar a situação da restituição no site da Receita Federal. A consulta é simples e requer apenas o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração. Além disso, é possível acessar essa informação pelo aplicativo da Receita Federal, disponível nas plataformas Android e iOS. O aplicativo também permite verificar a situação cadastral do CPF.

O quarto lote de restituições do Imposto de Renda será destinado a grupos prioritários. As vítimas incluem 13.515 idosos com mais de 80 anos, 72.434 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.821 pessoas com deficiência física ou mental e 22.841 cidadãos cuja maior fonte de renda é proveniente do magistério. Outras 312.915 restituições vão para contribuintes que, embora não sejam legalmente prioritários, optaram pela declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix. Além disso, 1.454.509 contribuintes não prioritários também receberão.

Após a consulta, os contribuintes podem se deparar com mensagens que indicam o status da declaração, como “Processada, em fila de restituição”. Essa mensagem indica que a Receita recebeu a declaração e que os dados foram processados, no entanto, não especifica em qual lote a restituição será paga. Outras mensagens, como “Com pendências”, indicam que o contribuinte caiu na malha fina, o que requer a revisão da documentação apresentada.

Para verificar a situação da sua declaração, os contribuintes devem acessar o portal e-CAC, fazer login com uma conta Gov.br e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Eles poderão visualizar o status da declaração e receber orientações adicionais, se necessário.

O calendário de restituições do Imposto de Renda 2025 é o seguinte:
– 1º lote: pago em 30 de maio
– 2º lote: pago em 30 de junho
– 3º lote: pago em 31 de julho
– 4º lote: pago em 29 de agosto
– 5º lote: pago em 30 de setembro

Com essas informações, os contribuintes podem acompanhar o processo de restituição e entender melhor sua situação fiscal.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo