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Quarenta por cento dos brasileiros enfrentam fraudes digitais

Um estudo internacional realizado pela TransUnion revelou que 40% da população já foi vítima de fraudes através de e-mails, internet, telefone ou mensagens de texto. O levantamento indicou que, em média, cada vítima perdeu cerca de R$ 6.300. A pesquisa enfatizou o golpe conhecido como “vishing”, no qual os criminosos se fazem passar por representantes de empresas legítimas, como operadoras de celular, planos de saúde ou instituições financeiras. O objetivo é obter informações pessoais e financeiras, como senhas bancárias e números de cartões de crédito.

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Além disso, a pesquisa, que ouviu adultos de 18 países, mostrou que 29% dos entrevistados enfrentaram algum tipo de golpe no último ano, com um prejuízo médio de R$ 10.600. A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, foi a mais atingida, com 38% relatando serem vítimas de fraudes. Em contrapartida, apenas 11% dos baby boomers, que nasceram entre 1946 e 1964, afirmaram ter caído em golpes.

No Brasil, o índice de fraude digital é de 5,4%, acima da média global, indicando que o país está particularmente vulnerável a essas ameaças. Recentemente, um grande vazamento de dados expôs 16 bilhões de senhas, o que elevou a importância de redobrar a atenção durante a navegação na internet. Especialistas recomendam que os usuários sempre verifiquem a autenticidade dos sites antes de realizarem compras e que estejam atentos a ligações suspeitas. Essas medidas podem ajudar a proteger os dados pessoais e evitar fraudes.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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