Automotivo

Novo Porsche Cayenne elétrico traz sons simulados de V8

A Porsche é conhecida por não viver do passado quando se trata de criar os carros do futuro. O famoso 911 até mantém a mesma essência de 62 anos atrás, mas a marca sempre se volta para a inovação e tecnologia. E por isso, causa surpresa saber que o futuro Cayenne elétrico vai usar sons artificiais de um motor V8.

Essa informação quente veio da revista britânica Autocar, que testou um protótipo do modelo no Festival de Velocidade de Goodwood. Eles disseram que o SUV soltou um som vindo de alto-falantes, simulando o característico ronco de um motor V8 da marca. Isso é bem diferente do que vimos nos elétricos mais recentes da Porsche, como o Taycan e o novo Macan, que possuem trilhas sonoras próprias, mais futuristas e não remetem a motores a combustão.

Curiosamente, o novo Cayenne EV ainda não traz a simulação de trocas de marcha, uma prática que já é comum em modelos elétricos de marcas como Hyundai e Kia. Assim, o rugido artificial do V8 não vem acompanhado da sensação de marchas “falsas” que alguns esportivos elétricos oferecem para aumentar a experiência ao volante.

O mais emocionante é que essa escolha parece contradizer declarações feitas recentemente pela própria Porsche. No ano passado, o piloto de testes Lars Kern afirmou que não havia necessidade de simular o som ou as mudanças de marcha em elétricos. “Um motor elétrico é melhor que um motor a combustão, então não há propósito em simular o passado”, disse ele. Agora, com o protótipo do Cayenne, parece que os ventos da mudança sopraram e a marca resolveu repensar suas ideias.

Essa mudança pode refletir um dilema enfrentado por diversas montadoras de luxo e esportivos: como preservar a essência emocional das marcas na era elétrica? Para a Porsche, que tem seu DNA ligado à experiência sensorial da condução — como o som, a vibração e a resposta ao acelerador —, buscar uma forma de conectar passado e futuro é completamente compreensível. O desafio é encontrar um bom equilíbrio entre a nostalgia e a inovação.

Ainda não está claro se o som sintético do Cayenne EV será uma opção personalizável ou se será algo fixo. Também não sabemos como esse sistema vai se integrar à experiência de condução ou se as outras versões do modelo terão abordagens diferentes. O lançamento do SUV está previsto para 2026, então muitos detalhes ainda podem aparecer até lá.

Agora, pensar em um futuro 718 elétrico com um som de Carrera GT e trocas de marcha simuladas é de deixar qualquer fã de carros animado. Afinal, por que não fazer essa ponte entre a era atual e a nostalgia dos motores a combustão? É um sinal de que a Porsche puede estar reconsiderando algumas de suas posições e que o futuro promete ser tão emocionante quanto o passado.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo