Procissões de Corpus Christi nas cidades históricas de MG

As cidades históricas de Minas Gerais, conhecidas por suas celebrações religiosas, se preparam para o Corpus Christi, com uma variedade de programações especiais. Essa festa, que celebra a eucaristia segundo a tradição católica, conta com eventos em várias localidades do estado.
Um dos destaques do feriado são os tapetes coloridos, que adornam os caminhos por onde passam as procissões. Essa tradição, que remonta ao período colonial brasileiro e foi trazida de Portugal, utiliza materiais como serragem, areia, flores e dolomita, um tipo de calcário colorido.
Em Ouro Preto, a confecção dos tapetes tem início às 19h de quarta-feira, dia 18, diferenciando-se das outras cidades, onde a produção começa nas primeiras horas de quinta-feira, dia 19. Na manhã de quinta, após a missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, haverá uma procissão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Às 19h, uma nova missa será realizada na igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Na cidade vizinha de Mariana, a missa programada para a catedral dá início às atividades pela manhã, às 7h. Neste mesmo horário, ocorrerá a produção dos tapetes nas ruas Direita e Josafá Macedo. Às 17h, uma missa na praça dos Ferroviários reunirá as três paróquias locais.
Em Tiradentes, as festividades de Corpus Christi coincidem com a celebração de Santo Antônio, o padroeiro da cidade. A procissão começará na matriz de Santo Antônio e percorrerá as ruas fechadas para o tráfego a partir da noite de quarta-feira. Os tapetes serão montados a partir das 6h30 de quinta, e a procissão terá seu início após a missa da tarde.
Diamantina também fará sua celebração com a confecção de tapetes no centro histórico, a partir das 8h, com concentração em frente à catedral. Em São João del Rei, a procissão será realizada após a missa das 15h, no largo do Rosário.
Sabará, outro destino histórico de Minas para o Corpus Christi, realizará a confecção dos tapetes em vários pontos, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde os tapetes serão montados durante a madrugada.
Por fim, em Belo Horizonte, a procissão ocorrerá após a missa que se iniciará às 11h na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A principal celebração da data será no estádio Mineirão, onde ocorrerá o evento Torcida de Deus, considerado o maior evento católico de Minas. Os portões abrirão às 11h45, e a celebração, que marcará os 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, terá início às 17h, com previsão de encerramento às 19h30.