Notícias Agora

Previsão do tempo indica temporais e ventos fortes no país

Nesta quinta-feira, dia 28, o leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná enfrentarão instabilidades atmosféricas que devem resultar em pancadas de chuva. A previsão indica que, pela manhã, as chuvas acontecerão de forma intermitente, variando de intensidade fraca a moderada. No noroeste do Paraná, algumas cidades poderão registrar chuvas isoladas ao longo da tarde, consequência da movimentação de instabilidades vindas do Mato Grosso do Sul.

Nas demais áreas do Paraná, o tempo deve se manter mais claro, com poucas nuvens. As temperaturas permanecerão amenas no estado gaúcho, na maior parte de Santa Catarina e ao longo do litoral paranaense. Por outro lado, a metade norte do Paraná será marcada por tempo quente e seco.

No Sudeste, a umidade proveniente do oceano pode provocar chuvas fracas ao longo do litoral de São Paulo, além de aumentar a cobertura de nuvens durante o dia. Também está previsto o avanço de um cavado meteorológico, o que pode desencadear chuvas fortes isoladas nas regiões oeste e noroeste de São Paulo. Além disso, é possível que cidades do sul de Minas Gerais e da Zona da Mata tenham chuvas intensas no período da tarde. Nas demais áreas do interior paulista e na maior parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o sol deve predominar, com aumento gradual das temperaturas.

No Centro-Oeste, o mesmo cavado meteorológico pode trazer chuvas isoladas para o leste e sul de Mato Grosso do Sul, principalmente durante a tarde. Nas outras regiões, o tempo seguirá aberto, com predominância de sol e algumas nuvens. O calor será intenso em Mato Grosso e Goiás, e um alerta para baixa umidade do ar está em vigor em boa parte de Goiás, no Distrito Federal e no estado de Mato Grosso, onde os índices podem ficar abaixo de 20% nas horas mais quentes.

No Nordeste, os ventos úmidos do oceano continuam a gerar instabilidades na costa leste, resultando em chuvas pontuais, que podem ser fracas a moderadas no litoral da Bahia. Entre Sergipe e Alagoas, há risco de chuvas fortes. Em outras áreas da região, o tempo permanecerá estável, com altas temperaturas e um possível alerta para baixa umidade do ar, principalmente no meio-norte e no sertão nordestino.

Por fim, no Norte do Brasil, uma área de alta pressão deve reduzir as chuvas na maior parte da região, mas ainda é esperada a ocorrência de precipitações em algumas áreas do Amazonas e Roraima, podendo ser de forte intensidade. Também poderão ocorrer chuvas entre o norte e o litoral do Amapá. Enquanto isso, nos estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o clima será mais estável, com sol e calor predominantes.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo