Por que as ações estão em alta?

As ações da Americanas, identificadas pelo código AMER3, apresentaram uma forte valorização na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. Por volta das 13h10, as ações subiram 17,11%, sendo negociadas a R$ 7,05. Ao longo da semana, a companhia já havia acumulado mais de 30% de alta, evidenciando o otimismo dos investidores.
Esse crescimento expressivo no valor das ações é impulsionado pelas recentes mudanças na diretoria da empresa. Na última semana, a Americanas anunciou uma troca em sua liderança. Leonardo Coelho, que ocupava o cargo de CEO desde fevereiro de 2023 e esteve à frente do processo de reestruturação da companhia, deixará o cargo no dia 1º de outubro.
O novo CEO será Fernando Dias Soares, atualmente COO da empresa. Sua escolha foi feita pelo conselho de administração, e sua gestão está prevista para começar no próximo mês. Soares possui experiência considerável no setor, tendo passado pela presidência da Domino’s Pizza no Brasil e pela AB InBev. Os investidores veem a chegada de Soares como um sinal positivo, já que seu foco será melhorar a operação da Americanas, ao invés de se concentrar apenas nas negociações com credores.
Essa mudança na liderança é parte de um esforço mais amplo da Americanas para se recuperar e reforçar sua posição no mercado, após um período desafiador. A expectativa é que a nova gestão traga um direcionamento mais claro para a companhia e ajude a restaurar a confiança dos investidores.