Plano de ferrovia vai conectar dois oceanos no Brasil

Um novo projeto ferroviário no Brasil visa conectar a região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, à costa do Pacífico no Peru. A ferrovia, chamada de Ferrovia Bioceânica, terá seu início em Lucas do Rio Verde, um importante polo agrícola do país. De lá, ela seguirá pela Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) até Mara Rosa, em Goiás. Essa conexão é fundamental, pois a Fico se liga à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que, por sua vez, leva ao litoral atlântico em Ilhéus, na Bahia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O traçado da ferrovia está planejado para continuar em direção oeste, passando por Rondônia e o sul do Acre, até chegar na fronteira com o Peru. No país vizinho, a ferrovia irá atravessar a Cordilheira dos Andes e terminar no porto de Chancay, localizado a aproximadamente 70 km de Lima, capital peruana. Os estudos técnicos que estão sendo realizados irão determinar com mais precisão a rota, incluindo as cidades que serão percorridas e os pontos onde haverá integração logística.
Atualmente, um memorando foi assinado para dar início apenas a estudos técnicos, econômicos e ambientais. Até o momento, não há informações sobre o orçamento ou o cronograma da obra. As próximas etapas do projeto dependem dos resultados esses estudos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A Ferrovia Bioceânica é parte de um corredor logístico que está sendo planejado há mais de dez anos. O objetivo é facilitar a conexão do Brasil com o mercado asiático, reduzindo a dependência de rotas marítimas tradicionais. As ferrovias Fiol e Fico estão em diferentes fases de construção e são vistas como essenciais para cortar os custos logísticos do agronegócio e da mineração no Brasil. O trecho bioceânico terá um papel importante em criar uma alternativa terrestre que possa substituir a movimentação de cargas pelo Canal do Panamá ou contornando o Cabo Horn.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE