PF captura foragida de 8 de janeiro deportada por Trump

Rosana Maciel Gomes, de 52 anos, foi presa no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ela tinha sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 14 anos de prisão por diversos crimes, incluindo golpe de Estado, associação criminosa, dano a patrimônio público, dano a patrimônio tombado e abolição violenta do Estado democrático de Direito.
Rosana fazia parte do grupo de foragidos relacionados aos eventos de 8 de janeiro, quando ocorreram manifestações e atos violentos contra instituições governamentais. Nesta manhã, ela era uma das passageiras de um voo que trouxe imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos. Esses imigrantes foram enviados de volta ao Brasil após abordagem de autoridades norte-americanas, que não deram ouvidos às alegações de perseguição política feitas pelos deportados.
Este ano, três foragidos do Brasil, também envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, foram deportados pelos Estados Unidos. Quando detidos, eles alegam estar sendo perseguidos politicamente, porém, as autoridades americanas não se mostraram receptivas a esses argumentos, optando por repatriá-los ao Brasil.
Rosana havia fugido do Brasil em janeiro de 2024 e chegou aos Estados Unidos no dia seguinte à posse do ex-presidente Donald Trump. Sua tentativa de entrar no estado do Texas pela fronteira com o México resultou em prisão imediata.
A situação de Rosana adiciona um novo capítulo ao desdobramento dos eventos de 8 de janeiro e suas consequências legais.