Pernambuco prepara nova edição do Selo Unicef

Nesta semana, a atriz e embaixadora do Unicef no Brasil, Maisa, esteve em Pernambuco para promover a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF. A visita faz parte de uma série de ações voltadas para promover os direitos de crianças e adolescentes no estado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os municípios de Pernambuco que desejam participar do Selo Unicef 2025-2028 têm até o dia 23 de julho para se inscrever. No total, 140 cidades do estado estão aptas a participar desse programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece e incentiva avanços na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente em áreas do Semiárido e da Amazônia Legal.
Ao se inscrever no Selo Unicef, cada município assume o compromisso de priorizar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Isso inclui esforços para garantir direitos fundamentais como saúde, educação e proteção contra a violência. Além disso, as cidades devem seguir uma metodologia específica que fortalece tais políticas de forma intersetorial, ou seja, integrando diferentes áreas e garantindo a participação da sociedade, especialmente por meio dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site selounicef.org.br.
Na quarta-feira (2), representantes do Unicef se reuniram com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. O encontro teve como objetivo reforçar a parceria entre o governo e a entidade, especialmente no apoio técnico aos municípios e na nova edição do Selo Unicef. A governadora destacou a importância de iniciar ações conjuntas, como a busca ativa escolar e a melhoria da vacinação, para garantir uma vida digna para as crianças e adolescentes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na última edição do Selo, 83 municípios de Pernambuco foram reconhecidos por suas iniciativas, o que representa um aumento de 138% em relação ao ciclo anterior. A chefe do Unicef em Pernambuco, Immaculada Prieto, ressaltou que esse reconhecimento demonstra a importância da colaboração com o governo do estado. Ela enfatizou a necessidade de aumentar a imunização e a frequência escolar, além de promover o antirracismo e a proteção contra a violência.
Durante a sua visita, Maisa participou de diversas atividades. No dia 1º, ela se encontrou com estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Sampaio Lucena, em Recife. Na conversa, os jovens debateram temas como empoderamento feminino, dignidade menstrual e prevenção à violência. No dia seguinte, a atriz ouviu relatos de adolescentes sobre fortalecimento de identidades e engajamento cívico.
Maisa também esteve em Bonito, no Agreste do estado, onde se reuniu com jovens que fazem parte dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes. Esses núcleos são iniciativas que integram a metodologia do Selo Unicef e visam promover a participação ativa dos adolescentes em suas comunidades.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE