Notícias Agora

Novelas que ganharam sequências: 11 exemplos relevantes

A novela “Êta Mundo Melhor!”, escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, estreia nesta segunda-feira, dia 30, na Globo, durante a faixa das seis horas. A nova trama vai dar continuidade à história de “Êta Mundo Bom!”, uma novela que fez muito sucesso quando foi exibida em 2016. O enredo se passará dez anos após os eventos da história anterior e trará de volta o personagem Candinho, interpretado por Sérgio Guizé, assim como outros rostos conhecidos. Novos personagens também foram criados para esta sequência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de “Êta Mundo Melhor!”, outras novelas brasileiras também tiveram sequências. A primeira tentativa nesse formato foi “Os Deuses Estão Mortos”, que estreou na Record em 1971. Na sequência, entre 1971 e 1972, a emissora exibiu “Quarenta Anos Depois”, que continuava a história com um salto de 40 anos. Nomes como Rolando Boldrin e Sérgio Mamberti participaram das duas produções, envelhecendo para os novos episódios.

Na Globo, a primeira sequência foi “Voltei Pra Você”, que começou a ser exibida entre 1983 e 1984. Esta novela utilizou personagens de “Meu Pedacinho de Chão”, de 1971. O autor Benedito Ruy Barbosa já se declarou infeliz com a produção, afirmando que teve dificuldades para conciliar a escrita do roteiro. Ele chegou a mencionar que consumiu grandes quantidades de bebida para conseguir completar o trabalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra produção interessante foi “Cavalo Amarelo”, da Band, exibida entre junho e novembro de 1980. O sucesso fez a emissora criar uma sequência com “Dulcinéa Vai à Guerra”, que estreou em dezembro do mesmo ano, mas não obteve a mesma audiência e foi considerada um fracasso.

Nos anos 2000, a Record investiu em continuações com a trilogia de mutantes: “Caminhos do Coração”, “Os Mutantes” e “Promessas de Amor”, que foram exibidas entre 2007 e 2009. As duas primeiras tramas alcançaram boa audiência, mas a terceira parte não conseguiu manter o mesmo sucesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro grande exemplo na Record é “Os Dez Mandamentos”, exibida entre 2015 e 2016. O sucesso gerou uma nova temporada e uma continuação chamada “A Terra Prometida”, mas esta última não teve a mesma aceitação.

Na Globo, “Nos Tempos do Imperador”, que foi ao ar entre 2021 e 2022, foi uma sequência de “Novo Mundo”. A nova trama enfrentou dificuldades, incluindo a pandemia, e teve baixa audiência.

Em 2021, a Globo lançou “Verdades Secretas 2”, uma continuação de “Verdades Secretas”, que havia feito sucesso em 2015. No entanto, a nova temporada foi criticada, e mudanças inesperadas nos personagens causaram insatisfação.

No SBT, “Poliana Moça” surgiu como sequência de “As Aventuras de Poliana”, exibida entre 2018 e 2020. Embora houvesse uma expectativa em torno da nova produção, o resultado não foi positivo, e a audiência ficou abaixo do esperado.

Finalmente, em 2024, a Globo apresentará “No Rancho Fundo”, que é uma continuação de “Mar do Sertão”, exibida em 2022. O autor Mário Teixeira promete trazer de volta personagens conhecidos e adicionar novas histórias, buscando manter o interesse do público na produção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo