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Quanto custa comprar as motos que todos os brasileiros querem em 2025

Enquanto as montadoras de carros travam uma guerra sangrenta por cada cliente, o mercado de motos no Brasil vive sob uma ditadura, um império absoluto e incontestável. E a rainha deste império tem nome e sobrenome: Honda CG 160.

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Os números de vendas de junho de 2025, recém-divulgados pela Fenabrave, não apenas confirmam seu reinado, mas expõem um massacre, uma dominação tão brutal que chega a ser difícil de acreditar.

O mercado de duas rodas está aquecido, com um crescimento de mais de 10% no acumulado do ano e quase 180 mil unidades vendidas só em junho. Contudo, essa prosperidade não é dividida.

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Ela é quase que inteiramente devorada por uma única marca e, principalmente, por um único modelo, que se tornou a espinha dorsal do transporte e do trabalho para milhões de brasileiros.

A CG 160 não apenas lidera; ela aniquila a concorrência. Mas qual é o tamanho dessa dominação? E quem ousa desafiar, mesmo que de longe, o poderio desta rainha e de seu exército? Prepare-se para conhecer os números que provam que o Brasil não anda de moto. O Brasil anda de Honda.

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O massacre da rainha: a dominação da CG 160 em números

Os dados de junho são uma prova da força inacreditável da Honda CG 160. Em um único mês, ela vendeu 39.039 unidades. Para se ter uma ideia do que isso significa:

  • Mais que o dobro da 2ª colocada: Ela vendeu mais que o dobro da Honda Biz, a segunda moto mais vendida do país, que emplacou 23.192 unidades.
  • Uma CG a cada minuto: Em média, a cada minuto de um dia útil de junho, um brasileiro comprou uma CG 160.
  • Exército de uma moto só: A CG 160, sozinha, representa mais de 21% de todas as motocicletas vendidas no Brasil no mês. Uma em cada cinco motos que saíram das lojas era uma CG.

Seu sucesso se deve a uma fórmula que nenhuma outra marca conseguiu copiar: durabilidade lendária (a fama de que “não quebra”), manutenção ridiculamente barata e um valor de revenda que a torna um investimento seguro.

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O exército invencível das motos Honda

Se a CG é a rainha, o resto do exército da Honda garante que ninguém mais chegue perto do trono. O domínio é tão avassalador que, das dez motos mais vendidas em junho, sete são da Honda.

  1. Honda CG 160: 39.039
  2. Honda Biz: 23.192
  3. Honda POP 110i: 20.109
  4. Honda NXR Bros 160: 17.035
  5. Honda CB 300F: 4.674
  6. Honda PCX 160: 4.075
  7. Honda XRE 300 Sahara: 4.033

A Yamaha, sua eterna rival, só consegue emplacar dois modelos no top 10, a YBR 150 (6º lugar) e a Fazer 250 (10º lugar).

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Os rebeldes que tentam furar o bloqueio

Em meio a esse império, dois “rebeldes” chamam a atenção e mostram que existe, sim, vida fora do universo Honda.

  • Mottu Sport 110i (5º lugar): A grande surpresa do ranking. Com 9.418 unidades, esta moto, que na verdade é uma TVS indiana, consolida-se no top 5. Seu sucesso é impulsionado pelo modelo de negócio da Mottu, que aluga as motos para entregadores de aplicativo, mostrando a força gigantesca desse setor na economia.
  • Shineray (4 modelos no top 20): A marca de origem chinesa, com fábrica em Pernambuco, está silenciosamente ganhando terreno. Com modelos como a XY 125 e a SHI 175, ela aposta em preços extremamente agressivos para ser a porta de entrada para quem não pode pagar por uma Honda ou Yamaha.

Mesmo com esses valentes desafiantes, a coroa, por enquanto, parece soldada na cabeça da rainha CG 160. E não há sinal de que seu reinado esteja perto do fim.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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