Notícias Agora

Mercados em turbulência: investidores seguem otimistas para 2025

O índice S&P 500 encerrou o primeiro semestre de 2025 atingindo um novo recorde, após um período de volatilidade. Em abril, o índice teve uma queda de mais de 19% em relação ao seu pico histórico anterior. No entanto, em um espaço de dois meses, o S&P 500 se recuperou, superando as expectativas ruins quanto aos efeitos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da recuperação, o caminho não foi fácil. Incertezas sobre a competição com a China na área de inteligência artificial, as consequências das tarifas para as empresas americanas e tensões crescentes no Oriente Médio desafiaram a ascensão do índice. Contudo, a maioria dos investidores seguiu comprando ações, mostrando confiança no mercado, mesmo em tempos difíceis.

Um exemplo marcante da resiliência do mercado foi a reação ao anúncio das tarifas “Dia da Libertação” feito por Trump no dia 2 de abril. Nos três dias seguintes, o S&P 500 caiu mais de 10%, colocando o índice entre os piores deslizamentos desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, em menos de um mês, ele voltou a subir para patamares anteriores ao anúncio, impulsionado por adiamentos nas tarifas anunciados por Trump.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma parte significativa do retorno dos investidores para as ações veio de investidores de varejo, que realizaram compras líquidas recordes de 3 bilhões de dólares no dia 3 de abril, conforme dados da VandaTrack Research. Essa movimentação reflete um sentimento de confiança crescente entre os traders.

Com a recuperação em alta, especialistas de Wall Street acreditam que as ações podem continuar a subir até o final do ano. Mark Newton, chefe de estratégia técnica da Fundstrat, destacou que muitos gestores de fundos estão vinculados a índices como o S&P 500. Com a recuperação desses índices, há pressão para que eles superem o mercado e recuperem o atraso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal foco dos investidores sempre será como fatores adversos podem afetar a economia e a perspectiva de lucros das empresas. Embora as estimativas tenham caído junto com os preços das ações no início do ano, as perspectivas de crescimento aumentaram à medida que o índice se recuperava. A combinação dessa recuperação com um mercado cada vez mais confiante pode indicar um futuro promissor para os investidores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo