Mamdani vence primária democrata para prefeito de Nova York

Zohran Mamdani venceu a primária democrata para a Prefeitura de Nova York, uma vitória que surpreendeu e agitou a política nacional. O político de 33 anos, que é membro da Assembleia do Estado e se identifica como socialista democrático, era considerado o favorito para ser o indicado do partido após a primária realizada em 24 de junho. No entanto, ele não teve a maioria dos votos de primeira escolha, o que levou à necessidade de utilizar a contagem dos votos por classificação, um sistema onde ele conseguiu ultrapassar os 50% necessários para garantir sua vitória.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A derrota de Andrew Cuomo, ex-governador de Nova York e candidato mais conhecido, trouxe repercussões significativas para o Partido Democrata. Desde que os resultados iniciais foram anunciados, a liderança do partido está avaliando como se alinhar com a energia dos jovens progressistas, representada por Mamdani, mesmo que alguns de seus planos de políticas possam ser controversos. Por outro lado, os republicanos estão utilizando a vitória de Mamdani para apresentar um novo líder da oposição.
A vitória de Mamdani prepara o cenário para uma eleição geral complicada. Além do candidato republicano Curtis Sliwa, o atual prefeito Eric Adams está concorrendo à reeleição como independente, após ter vencido a primária democrata há quatro anos. Andrew Cuomo também está mantendo uma linha de campanha chamada “Fight and Deliver”, embora ainda não tenha se decidido em fazer uma campanha ativa.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os resultados divulgados até agora, que não são definitivos, mostram que Mamdani obteve 56% dos votos contra 44% de Cuomo na última rodada de contagem, refletindo uma mudança significativa na dinâmica política da cidade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE