Receita Federal libera hoje segundo lote de restituição do IR 2025

A Receita Federal anunciou que realizará o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2025 nesta segunda-feira, 30 de junho. Aproximadamente 6,5 milhões de contribuintes receberão um total de R$ 11 bilhões. Esse montante equivale ao valor pago no primeiro lote, que ocorreu em 30 de maio.
Os valores serão creditados nas contas bancárias ou nas chaves Pix que foram informadas na declaração de cada contribuinte. Caso o depósito não seja realizado, possivelmente por ter ocorrido uma mudança na conta indicada, o contribuinte poderá retirar o valor em até um ano, em uma loja do Banco do Brasil. Para isso, ele precisará acessar o Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco, disponível pelos telefones 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras localidades e 0800-729-0088, que é exclusivo para deficientes auditivos.
Para verificar se será realizado o pagamento da restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal. É necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração, que é 2025. Outra opção é utilizar o aplicativo da Receita Federal, que está disponível para smartphones e tablets. Além de checar a restituição, o aplicativo permite consultar a situação cadastral do CPF.
Os contribuintes que pertencem a grupos prioritários, como pessoas acima de 60 anos, com deficiência, doenças graves ou educadores, são os primeiros a receber a restituição. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e também solicitaram a restituição via Pix estão incluídos nesse grupo. Entre os prioritários, quem declara primeiro também recebe primeiro.
O segundo lote de restituição atende a um número significativo de contribuintes, incluindo:
– 148.090 pessoas com mais de 80 anos
– 1.044.585 contribuintes acima de 60 anos
– 91.363 pessoas com deficiência ou doenças graves
– 496.650 professores
– 4.764.634 contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram o Pix
Existem situações em que o contribuinte pode não receber a restituição no segundo lote. Mensagens como “Processada, em fila de restituição” indicam que a declaração foi recebida e está aguardando para ser restituída, mas não revelam em qual lote isso ocorrerá. Por outro lado, se a mensagem for “Com pendências”, isso sinaliza que o contribuinte passou pela “malha fina” e deve revisar ou corrigir os documentos enviados.
Para acompanhar o status da declaração, o contribuinte deve acessar o portal e-Cac, fazer login com a conta Gov.br e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Através da plataforma, é possível visualizar mensagens sobre o status da declaração, como “Em processamento”, “Processada”, “Em fila de restituição”, “Com pendências”, entre outras.
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 é o seguinte:
– 1º lote: 30 de maio
– 2º lote: 30 de junho
– 3º lote: 31 de julho
– 4º lote: 29 de agosto
– 5º lote: 30 de setembro
Os valores da restituição são creditados automaticamente na conta ou chave Pix informada pelo contribuinte na declaração.