Automotivo

Porsche 911 Turbo S híbrido chegará em 2025

A Porsche está prestes a lançar a nova versão do seu icônico 911 Turbo S em 2025, e a notícia não poderia ser mais empolgante! Como já se esperava, este modelo vai entrar na era tecnológica com um sistema híbrido. O CEO da marca, Oliver Blume, fez o anúncio durante a apresentação dos resultados semestrais e também mencionou que uma versão “não-S” do 911 deve ser revelada logo em seguida.

A eletrificação do Turbo S não é uma surpresa total. Em 2024, o então CFO Lutz Meschke já havia deixado escapar que a atualização da geração 992 traria essa novidade para a versão mais poderosa da linha. Agora, temos mais detalhes: a nova tecnologia híbrida usará baterias fornecidas pela V4Drive GmbH, uma empresa do Grupo Varta que a Porsche adquiriu recentemente. Esses avanços prometem entregar um desempenho ainda mais impressionante.

Solução híbrida já nas ruas

Se você já teve a oportunidade de experimentar um Porsche GTS, vai entender que a base tecnológica do novo Turbo S já está em uso por aí. O GTS foi o primeiro modelo da linha 911 a adotar o sistema T-Hybrid, que utiliza baterias cilíndricas de 1,9 kWh. Essa novidade está sendo produzida em duas fábricas na Alemanha, com um total de 375 funcionários focados na eletrificação do modelo.

Não temos ainda números exatos sobre a potência ou o desempenho do novo Turbo S, mas é bem provável que ele seja mais forte que o atual, que já entrega 640 cv e 81,6 kgfm. Porém, a introdução das baterias pode complicar um pouco essa receita, já que o GTS, por exemplo, acrescentou 47 kg por conta da eletrificação — um detalhe a ser observado por quem gosta de desempenho e agilidade.

Novas versões elétricas estão no horizonte

Além da nova versão Turbo S, Blume deixou claro que a Porsche está trabalhando em “novos derivados” da linha 911, com foco em modelos que desafiarão ainda mais o desempenho desta geração 992.1. O GT2 RS é um dos fortes candidatos a receber o powertrain híbrido, mas devemos esperar um bom tempo, já que essa versão costuma ser lançada mais para o fim do ciclo de vida do modelo.

Mais mudanças estão a caminho na linha de esportivos convencionais. A produção dos atuais 718 Cayman e Boxster vai ser encerrada em outubro, e os novos modelos virão com propulsão 100% elétrica após o Cayenne EV, que deve chegar em 2026. Isso marca uma nova era para a Porsche, embora alguns puristas possam sentir falta do ronco inconfundível dos motores a combustão.

É interessante notar que, ao contrário do Macan, que ainda terá uma nova geração a gasolina prevista para 2028, não há indícios de que o Cayman ou o Boxster passem a ter motores a combustão na próxima geração. Essa é uma aposta ousada, considerando que a emoção que esses modelos sempre proporcionaram foi muito ligada aos seus motores, mesmo os de quatro cilindros. E, para quem ama trocar marchas, a transmissão manual também deve deixar de existir com os novos elétricos.

Com todos esses avanços, a expectativa só cresce para ver como a Porsche vai unir tradição e inovação nesse novo momento da indústria automotiva. É um mundo novo para os apaixonados por velocidade e adrenalina!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo