Lenio Streck, advogado gaúcho no julgamento da trama golpista

Na terça-feira, teve início o julgamento de um grupo central envolvido em uma trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os réus estão Jair Bolsonaro e mais sete pessoas. A Primeira Turma da Corte será responsável por decidir sobre o futuro deles. Durante a apresentação da defesa de Almir Garnier, o advogado Demóstenes Torres destacou a importância do jurista gaúcho Lenio Streck.
O advogado, ao iniciar sua fala, fez diversas homenagens, ressaltando que Lenio Streck é um profissional que “brilha incessantemente”. Ele também insinuou que ainda há tempo para que o jurista assuma um cargo de ministro no STF, lembrando que os ministros se aposentam compulsoriamente aos 75 anos.
Lenio Streck, natural de Agudo, no Rio Grande do Sul, é amplamente reconhecido por suas contribuições nas áreas de filosofia do direito e hermenêutica jurídica. Atualmente, ele é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e, aos 69 anos, ainda trabalha como advogado. Com um currículo robusto, Streck possui doutorado e pós-doutorado em Direito e é membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional.