Maceió permite avanço em sinal vermelho à noite

Uma nova medida em Maceió está chamando a atenção dos motoristas: agora, é permitido avançar os sinais vermelhos entre 23h e 5h. A ideia é ajudar quem costuma dirigir à noite, oferecendo mais segurança contra assaltos e violência urbana, algo que já é feito em outras partes do Brasil. E aí, que tal dar uma olhada como isso pode impactar quem faz essas rotas noturnas?
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) deixou claro que, durante essas horas, é essencial que o motorista pare antes da faixa de pedestres. A orientação é observar o que está ao redor e só seguir em frente quando tiver certeza de que não há riscos para pedestres ou para outros veículos. Quem já pegou uma carona numa rua deserta à noite sabe como isso é crucial.
A fiscalização eletrônica continua firme e forte, capturando tudo o que acontece nos cruzamentos. Mas, se os condutores seguirem as recomendações do DMTT, não vão levar multas nessa nova situação. A intenção é regulamentar algo que já era bem comum entre taxistas e motoristas de aplicativo que rodam à noite.
Contudo, a medida gerou uma onda de opiniões. Especialistas em trânsito, como o engenheiro Antônio Monteiro, estão alertando para os perigos. Ele lembra que os sinais intermitentes já ajudam na segurança e que liberar o avanço em alguns casos pode resultar em acidentes, especialmente se houver motoristas indo na direção oposta com sinal verde.
A proposta também provocou debates acalorados na Câmara Municipal. Alguns vereadores da oposição, como Allan Pierre, criticaram a falta de um diálogo mais amplo e afirmam que a portaria pode entrar em conflito com o Código de Trânsito Brasileiro. Tais mudanças podem incentivar comportamentos arriscados e dificultar a fiscalização.
Por outro lado, há quem defenda a iniciativa. Parlamentares como Thiago Prado e Leonardo Dias veem essa norma como um reconhecimento das realidades urbana da cidade, ressaltando que pode, sim, salvar vidas. Eles acreditam que, com dados coletados pela fiscalização, a medida pode ser ajustada no futuro.
O DMTT reafirma que a segurança continua em primeiro lugar. Os responsáveis, André Costa e Carlos Moura, afirmam que, ao coletar novos dados, poderão avaliar como ajustar a duração dessa nova tolerância ou implementar outras ações para garantir que todo mundo esteja seguro ao dirigir durante a madrugada. É uma mudança interessante em busca de um equilíbrio entre segurança e praticidade para os motoristas noturnos.