Japão afirma que acordo comercial com os EUA ainda não foi selado

Um importante acordo comercial entre o Japão e os Estados Unidos ainda não foi finalizado. O principal negociador tarifário japonês, Ryosei Akazawa, explicou que a ausência de ordens presidenciais de Washington sobre tarifas específicas para produtos farmacêuticos e semicondutores impede a conclusão do acordo. Akazawa fez essas declarações após retornar de negociações em Washington no último sábado.
O negociador mencionou que, embora tenham sido emitidas ordens presidenciais para ajustes em tarifas gerais, incluindo aquelas para automóveis e peças automotivas, as ordens necessárias para garantir o status de nação mais favorecida para os produtos mencionados não foram publicadas. Ele ressaltou que, com essa pendência, a situação ainda não está resolvida e que Tóquio continuará a trabalhar para obter as ordens que faltam.
Além disso, Akazawa informou que o Japão começará uma análise detalhada do impacto que as mudanças nas tarifas automotivas dos Estados Unidos terão sobre sua economia. Essa análise incluirá uma comparação das condições comerciais do Japão com as de outros países, permitindo entender melhor como essas mudanças podem afetar a competitividade japonesa no mercado global.