Notícias Agora

Ibovespa avança com crescimento de empregos nos EUA e dólar recua

As ações de Hong Kong enfrentaram queda nesta quinta-feira, afetadas principalmente por uma desvalorização no setor de tecnologia. Os investidores estão preocupados com uma possível intensificação da concorrência entre as grandes empresas de comércio eletrônico, o que pode reduzir suas margens de lucro. Enquanto isso, as ações na China continental registraram alta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O índice CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,62%. O índice SSEC, na bolsa de Xangai, teve um ganho de 0,18%. Por outro lado, o índice Hang Seng, que representa Hong Kong, caiu 0,63%, fechando em 24.069 pontos.

A gigante do comércio eletrônico Alibaba viu suas ações recuarem quase 3%, o que a tornou a maior perdedora do dia. A queda foi impulsionada por um anúncio da empresa sobre um programa de subsídios de 50 bilhões de iuanes, equivalentes a cerca de 6,98 bilhões de dólares. Esse investimento visa apoiar comerciantes e clientes e levantou temores sobre uma intensificação da concorrência entre as empresas do setor. Analistas da UBS destacaram que essa iniciativa do Alibaba pode indicar um novo aquecimento na disputa entre as plataformas de e-commerce na China.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, as ações de outras empresas, como Meituan e JD.com, também apresentaram quedas de 2,5% e 2,1%, respectivamente. Essa pressão no mercado ocorre em um contexto de críticas publicadas por uma importante publicação do Partido Comunista Chinês. O texto pede uma contenção nas práticas de concorrência que podem levar a guerras de preços e, consequentemente, diminuir os lucros em diversos setores.

Em um cenário mais amplo, a atividade de serviços na China expandiu no seu ritmo mais lento em nove meses, de acordo com uma pesquisa recente, destacando uma queda na demanda e uma diminuição nos novos pedidos de exportação. Este cenário reflete a fragilidade da atual trégua comercial entre a China e os Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No âmbito internacional, outras bolsas asiáticas tiveram desempenhos mistos. O índice Nikkei, em Tóquio, avançou 0,06%, enquanto em Seul o índice KOSPI apresentou uma valorização de 1,34%. O índice TAIEX, em Taiwan, subiu 0,60%. O índice Straits Times, em Cingapura, também teve um pequeno ganho de 0,22%, enquanto o índice S&P/ASX 200, em Sydney, teve uma leve queda de 0,02%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo