Honda XRE 190 pode substituir motor 190cc pelo 160 da Bros

A Honda XRE 190, um modelo popular em sua categoria de baixa cilindrada, pode passar por mudanças significativas em seu motor. Rumores no mercado indicam que a montadora pretende substituir o motor de 190cc pelo motor de 160cc, que é amplamente utilizado na NXR Bros. Esse ajuste, previsto para ocorrer em 2026, busca otimizar custos e adequar-se a novas regulamentações ambientais.
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A decisão de unificar a linha de motos de baixa cilindrada da Honda é impulsionada por fatores como a diferença acentuada nas vendas entre a NXR Bros e a XRE 190, a necessidade de se adaptar às novas normas de emissões, estratégias globais de produção da empresa e a experiência positiva com a transição da XRE 300 para a Sahara 300. A NXR Bros tem um desempenho notável no mercado, com emplacamentos que frequentemente ultrapassam 17.000 unidades por mês, enquanto a XRE 190 atende a um segmento de mercado menor e nem sempre figura entre as mais vendidas.
Embora tecnicamente semelhantes em termos de chassi e suspensão, a XRE 190 oferece uma leve vantagem em potência e torque. Contudo, o preço mais alto, que pode chegar a mais de R$ 3.000 a mais que a Bros, leva muitos consumidores a optar pela moto mais econômica e popular.
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A regulamentação ambiental é um dos principais motores por trás dessa mudança. A partir de 2027, um novo padrão chamado PROMOT M5 tornará obrigatória a instalação de sistemas de diagnóstico avançados em todas as motos produzidas no Brasil. O alto custo de desenvolver e homologar esses sistemas impulsiona a Honda a considerar o motor de 160cc, que já tem um volume de vendas significativo. Isso torna o custo de implementação mais viável do que se focar em um modelo de menor volume, como a XRE 190.
Internamente, a Honda adota uma estratégia voltada para a unificação de plataformas, visando aumentar a eficiência e reduzir custos. Manter uma linha de montagem específica para um motor menos popular diverge dessa estratégia e pode comprometer a competitividade da empresa.
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Um exemplo dessa abordagem foi a recente descontinuação da XRE 300 no final de 2023, substituída pela Sahara 300, que lançou um motor moderno. Essa mudança não só fortaleceu a marca, como também demonstrou que o nome “XRE” é mais forte do que o motor que carrega, abrindo espaço para a racionalização na produção de outros modelos, como a XRE 190.
Discussões em fóruns e redes sociais também revelam que, para muitos usuários, a atratividade da XRE 190 está mais relacionada ao design e à segurança, como a presença do sistema de freios ABS, do que à diferença de cilindrada. Isso sugere que a Honda poderia lançar uma ‘XRE 160’, que preservasse as características valorizadas pelos consumidores, mantendo assim um produto desejável e lucrativo.
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