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Helldivers 2: Xbox Series X supera PS5 com suporte a VRR e 120 Hz

A análise detalhada da versão Xbox Series X|S do jogo Helldivers 2, desenvolvida pela Nixie Software, revela um desempenho semelhante ao da versão para PS5, mas com algumas diferenças notáveis na qualidade da imagem e cortes técnicos na versão Series S. As conclusões provêm de uma avaliação técnica realizada por um grupo especializado.

Os testes foram feitos em uma configuração de brilho padrão e na resolução SDR. Foram comparadas as versões do jogo nas plataformas Xbox Series X, Series S e PS5. Além disso, a análise incluiu a Performance no PC e mediu aspectos como a utilização da GPU e os tempos de resposta do jogo.

Na comparação de qualidade de imagem, a PS5 apresenta uma gama de brilho mais ampla, resultando em imagens com maior contraste e brilho nas áreas claras. Por outro lado, a versão da Xbox Series X tende a exibir uma imagem mais desbotada, sem alcançar os mesmos níveis de brilho. Ajustes no brilho dentro do jogo não conseguem corrigir essa diferença, e a versão para PC não apresenta o mesmo problema.

Em termos de resolução e desempenho, a versão de desempenho do jogo nas plataformas se aproxima de 1080p nativos, usando upscaling. A versão de qualidade possui uma resolução interna em torno de 1728p, que é multiplicada para 4K, apresentando sinais de anti-aliasing e uso de tecnologia FSR1 no modo de qualidade.

Sobre a taxa de quadros, no modo de desempenho, a meta é atingir 60 quadros por segundo (fps), mas o jogo pode oscilar entre 40 e 60 fps, especialmente em mapas mais densos. O modo de qualidade mantém uma taxa fixa de aproximadamente 30 fps, com um desempenho quase perfeito na Xbox, enquanto a PS5 enfrenta dificuldades de frame pacing, resultando em um jogo menos fluido, embora mantenha uma média de 30 fps.

As consolas Xbox, especialmente a Series X, contam com uma janela de taxa de atualização variável (VRR) mais ampla e suporte para saída a 120 Hz, o que contribui para uma experiência de jogo mais suave. Já a PS5 depende de integrações específicas para utilizar ao máximo essas funcionalidades, que não estão presentes em Helldivers 2, limitando-a a 60 Hz nos modos testados.

A versão Series S apresenta quedas claras na qualidade gráfica, com vegetação e sombras simplificadas, além de texturas que podem parecer desfocadas. No modo de desempenho, a resolução pode cair para aproximadamente 720p em situações de alta demanda.

Em resumo, ambas as versões de Xbox oferecem um desempenho em Helldivers 2 parecido com o da PS5, mas a Series X tem uma imagem menos saturada e a Series S apresenta mais limitações e instabilidades. O jogo geralmente é executado entre 40 e 60 fps, enquanto no modo de qualidade estabiliza em 30 fps. Essas limitações estão ligadas a restrições do motor gráfico e à performance da CPU.

A tabela a seguir resume o desempenho do jogo em cada plataforma:

| Plataforma | Resolução / Upscaling | Taxa de fotogramas | Estabilidade |
|———————|————————————-|———————————-|————————————–|
| PS5 | 1080p (Desempenho) / ~1728p→4K (Qualidade) | 40–60 fps (Desempenho) / 30 fps (Qualidade) | Problemas de frame pacing no modo qualidade |
| Xbox Series X | 1080p (Desempenho) / ~1728p→4K (Qualidade) | 40–60 fps (Desempenho) / 30 fps (Qualidade) | VRR e 120 Hz melhoram fluidez; imagem deslavada |
| Xbox Series S | Até ~720p com quedas (Desempenho) | Instável / 30 fps pouco consistente | Cortes visíveis na qualidade gráfica e quedas frequentes |
| PC | Depende do hardware | 60+ fps possíveis | Sem os mesmos problemas de brilho da Series X |

Essas métricas ajudam a entender a experiência de cada plataforma no jogo Helldivers 2.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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