Governo libera R$ 2,2 bi para VLT em Curitiba e aeroporto Afonso Pena

A ministra Gleisi Hoffmann anunciou na sexta-feira, 29 de agosto de 2025, que o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que fará a ligação entre Curitiba e São José dos Pinhais está enfim confirmado. A iniciativa faz parte do Novo PAC, um programa que prioriza melhorias no transporte público em diversas cidades do Brasil.
O investimento total para a execução do VLT está estimado em R$ 2,2 bilhões. Esta obra irá conectar o Centro Cívico de Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena, oferecendo um meio de transporte mais moderno, eficiente e sustentável para os usuários. Gleisi enfatizou que esse recurso é uma demonstração do compromisso do governo federal com a transição energética e a melhoria da qualidade de vida da população.
A ministra também destacou que essa decisão reflete a atenção do governo federal com as necessidades de Curitiba e do estado do Paraná. Ela mencionou que este é mais um investimento significativo do presidente Lula em favor da cidade, visando aumentar o acesso e a mobilidade dos cidadãos.
Além do VLT, Curitiba receberá outras melhorias pelo PAC Seleções, totalizando 64 novos empreendimentos. As obras incluem a construção de uma creche ou escola de educação infantil, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um espaço esportivo comunitário, além de iniciativas voltadas à urbanização de favelas e prevenção a desastres. Também estão previstos 54 ônibus elétricos para a cidade, contribuindo para a mobilidade sustentável.
Com essas ações, o governo busca não apenas modernizar o transporte e a infraestrutura da cidade, mas também garantir mais qualidade de vida e segurança à população.