Governador do Tocantins é afastado em operação da PF
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do partido Republicanos, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira, 3 de outubro, em Palmas, a capital do estado. A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu afastar o governador de suas funções.
A operação, denominada Fames-19, está investigando um possível desvio de recursos destinados ao combate à Covid-19. Esses recursos incluem verbas parlamentares que deveriam ser usadas na compra de cestas básicas durante a pandemia. A Polícia Federal estima que o valor desviado seja em torno de R$ 71 milhões.
Cerca de 200 policiais federais estão envolvidos na execução de 51 mandados judiciais que abrangem o Tocantins, o Distrito Federal, a Paraíba e o Maranhão. A operação busca coletar provas e informações relacionadas aos desvios apontados nas investigações.
A defesa do governador informado que irá se pronunciar sobre o caso assim que tiver acesso aos documentos do processo. A situação permanece em desenvolvimento e novos detalhes devem ser divulgados nas próximas horas.