Google revela novo alto-falante inteligente com tecnologia Gemini

Durante o evento Made by Google, realizado na semana passada, um clipe de dez segundos chamou a atenção de alguns espectadores. Apesar de o foco principal ter sido a apresentação de novos smartphones Pixel, smartwatches e os fones de ouvido Pixel Buds 2a, chamou a atenção a ausência de anúncios sobre novos alto-falantes ou displays inteligentes da linha Nest.
Atualmente, a Google oferece no mercado dois modelos de alto-falantes inteligentes: o Nest Mini, que custa R$ 249, e o Nest Audio, disponível por R$ 499. Lançados em outubro de 2019 e 2020, respectivamente, ambos estão precisando de uma atualização. Neste ano, a Google vem implementando o Gemini, que substitui o Google Assistant em diversos dispositivos, incluindo alto-falantes e displays inteligentes.
Durante o evento, em um trecho que contou com a participação do piloto Lando Norris e do jogador de basquete Giannis Antetokounmpo, foi possível ver Norris interagindo com uma nova caixa de som cilíndrica que não foi anunciada oficialmente. O design do alto-falante parece ser uma combinação entre o formato mais achatado do Nest Mini e o maior Nest Audio, lembrando o Apple HomePod Mini. Ao redor da base do dispositivo, há LEDs que indicam que o alto-falante está ativo. Ao que tudo indica, o novo modelo não possui câmera ou tela, como os displays inteligentes da linha Nest Hub, o que pode limitar algumas das funcionalidades do Gemini.
Fontes indicam que o alto-falante terá um acabamento em tecido e estará disponível em quatro cores: vermelho vibrante, “Jade” (verde claro), “Obsidian” (preto) e “Porcelain” (branco). Este novo dispositivo será projetado para funcionar com o Gemini, aproveitando os benefícios da inteligência artificial generativa, que oferece uma voz mais natural e a capacidade de promover conversas fluidas com os usuários.
Além disso, espera-se que o novo alto-falante ofereça suporte para Matter, som surround de 360 graus, áudio equilibrado e opções para configurar automações através do Gemini. Uma função chamada “Sound Sensing” vai permitir que o aparelho detecte sons incomuns, como vidro quebrando ou alarmes de fumaça, enviando alertas para o celular do usuário quando ele estiver longe de casa.
O alto-falante também deverá ser compatível com o Google TV Streamer, proporcionando uma experiência de som espacial. Essa funcionalidade é semelhante à que já foi vista no HomePod da Apple, e será interessante verificar se a Google permitirá que TVs de terceiros que utilizam o sistema operacional Google TV tenham acesso a esse recurso.
Não se sabe ainda qual será o nome do novo dispositivo nem quando ele será lançado. A inclusão do alto-falante no evento sugere que seu lançamento pode ser iminente, mas ainda não é oficial. A expectativa é de que a Google aproveite o mês de outubro para lançar o produto, visando as vendas de fim de ano, ou pode optar por adiar o lançamento até a primavera do próximo ano, junto com o esperado Pixel 10a. Os displays inteligentes da linha Nest Hub também estão precisando de uma atualização, a última ocorrendo em 2021.