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Ghost of Yōtei: forasteiro busca vingança no Japão feudal

Atsu não é uma samurai. A protagonista de “Ghost of Yōtei” é uma mercenária que vem de uma família humilde. Sua condição de mulher e sua falta de prestígio social, especialmente após o assassinato de sua família, a colocam fora das normas da sociedade japonesa do século XVII. Sem um caminho claro para buscar vingança contra os Yōtei Six, os homens que mataram seus entes queridos, Atsu enfrenta um desamparo.

Diferente de “Ghost of Tsushima”, o jogo anterior da Sucker Punch Productions, onde o protagonista Jin Sakai, um samurai, sacrifica sua honra para proteger sua terra natal, Atsu usa sua luta para agarrar a única forma de poder que possui. Enquanto Jin luta contra os invasores mongóis na pele de um guerreiro nobre, Atsu se transforma em uma figura de temor ao adotar o papel de uma onryō, um espírito vingador da tradição japonesa.

Embora “Ghost of Yōtei” compartilhe algumas semelhanças com “Ghost of Tsushima”, como a exploração de um mundo aberto inspirado no Japão feudal e o combate com katana, a jornada de Atsu é marcada por um contraste direto com a vida de Jin. O diretor do jogo, Nate Fox, explica que a intenção é revelar as diferenças através da jogabilidade, eliminando momentos de reflexão contemplativa que caracterizavam o protagonista anterior. Jin, sendo um samurai educado, tinha tempo para meditar e até escrever haikus. Já Atsu não possui esse luxo; sua vida é pautada pela luta constante e pela caça a recompensas, em busca de vingança.

Uma inovação apresentada em “Yōtei” é a possibilidade de ter um acampamento móvel, uma característica que destaca o estilo de vida nômade de Atsu. Jason Connell, também diretor do jogo, comenta que essa mecânica é relevante para o ambiente do jogo, onde acampar seria um comportamento esperado. Atsu, acostumada a dormir sob o céu, reflete essa nova abordagem.

Com a expansão dos mundos nos jogos e o aumento das missões e opções de melhorias, muitas vezes os jogadores enfrentam uma barreira administrativa que os distancia da experiência de jogo. Por isso, a equipe de desenvolvimento trabalhou para tornar a experiência mais fluida. Ao eliminar a necessidade de teletransporte para deslocamentos, cada acampamento será um espaço onde personagens importantes, como vendedores e quest givers, poderão interagir diretamente com Atsu, mantendo o fluxo da história sem interrupções.

“Ghost of Yōtei” representa tanto uma evolução quanto uma inversão em relação a “Ghost of Tsushima”. A nova narrativa se passa 300 anos após o primeiro jogo e apresenta um ambiente diferente, explorando a perspectiva de uma mulher em uma posição social oposta à de Jin. Promete oferecer um mundo conhecido, mas com mudanças inesperadas.

O jogo será lançado para PlayStation 5 no dia 2 de outubro.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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