Frio extremo quebra recordes de 80 anos no Chile

O Chile foi atingido por uma onda de frio extremo nesta segunda-feira, com temperaturas negativas em praticamente todo o país, desde o Altiplano Norte até a Patagônia. A forte massa de ar polar presente no território chileno resultou em mínimas abaixo de zero na maioria das cidades, levando várias localidades a baterem recordes históricos de temperatura para o mês de junho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na região de La Araucanía, a cidade de Temuco registrou impressionantes -7,9°C, a menor temperatura já registrada desde o início das medições locais, em 1941. O recorde anterior, de -6,8°C, datava de 1979. Na mesma região, as cidades de Angol e Victoria também marcaram temperaturas muito baixas, com -5,9°C e -7,8°C, respectivamente.
Em Chillán, localizada na região centro-sul, os termômetros chegaram a -9,3°C, superando todos os recordes anteriores desde 1947, quando começaram as medições no aeroporto General Bernardo O’Higgins. A cidade de Retiro, também no centro-sul, igualou esse recorde, com temperaturas de -9,3°C.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na região de Los Lagos, Puerto Montt atingiu -8,1°C, a menor temperatura já registrada na estação de El Tepual desde a sua inauguração em 1963. Em Osorno, o termômetro desceu a -8,9°C, o segundo menor valor desde que as observações começaram, em 1952, perdendo apenas para os -9,0°C de 1985.
Na região de Los Ríos, a temperatura em Mariquina foi de -6,4°C, a segunda menor registrada desde 1965, ficando apenas atrás dos -6,8°C de 1979. Em La União, a mínima foi de -7,5°C, enquanto Futaleufú, na região de Aysén, marcou -9,9°C.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O frio foi ainda mais intenso no Sul do Chile. Em Coyhaique, a estação principal registrou -10,8°C, e outra estação em Balmaceda alcançou a marcante temperatura de -18,9°C, uma das menores do país. Na Ilha de Chiloé, a cidade de Quellón teve -6,5°C, enquanto Puerto Varas registrou -4,6°C.
Mesmo as regiões mais ao norte do Chile não escaparam dessa onda de frio. Ollagüe, na região de Antofagasta, teve uma das temperaturas mais baixas do dia, com -18,0°C. Outras localidades no Altiplano, como General Lagos e Colchane, registraram -11,0°C. Em Pumanque, na região de O’Higgins, a temperatura chegou a -5,7°C, e em Curanilahue, na região do Biobío, foi de -6,4°C.
Esse fenômeno climático trouxe desafios para as comunidades locais, que enfrentam as consequências das baixas temperaturas. As autoridades recomendam que a população tome cuidados redobrados para se proteger do frio intenso.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE