Falece o jornalista Mino Carta aos 91 anos

O jornalista Mino Carta, fundador da revista Carta Capital, faleceu na terça-feira, 2 de outubro, aos 91 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há duas semanas.
De acordo com a revista que ele ajudou a criar em 1994, Mino enfrentava problemas de saúde há cerca de um ano, passando por diversas internações. Sua trajetória como jornalista abrangeu a criação de revistas muito influentes no Brasil. Mino participou do início das publicações Quatro Rodas, Veja e IstoÉ, que se tornaram referências na área de revistas no país.
Mino Carta nasceu em Gênova, na Itália, e se mudou para o Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ele começou a estudar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1951, mas não completou o curso.
Aos 27 anos, Mino aceitou um convite de Victor Civita para dirigir a revista Quatro Rodas, da editora Abril. Essa experiência o fez perceber sua verdadeira vocação: criar e liderar publicações.
Além de trabalhar em revistas, ele também foi parte da equipe que fundou o Jornal da Tarde em 1966. Em 1979, Mino criou o Jornal da República junto com o jornalista Cláudio Abramo. Sua contribuição ao jornalismo brasileiro foi significativa e deixará um legado notável.