Notícias Agora

Durov fará viagem rápida à França em julho

Pavel Durov, fundador do Telegram, obteve autorização judicial para deixar a França por até 14 dias. Ele viajará para Dubai, onde a empresa está sediada. A permissão foi concedida para que Durov parta no dia 10 de julho, após um pedido de viagem ser negado pelas autoridades francesas em maio.

Anteriormente, Durov havia solicitado autorização para viajar a Oslo, na Noruega, para participar do Oslo Freedom Forum, organizado pela Human Rights Foundation, onde ele iria fazer uma palestra. No entanto, devido à recusa do governo francês, ele realizou sua apresentação de forma remota.

Em março e abril, Durov já havia recebido autorização para deixar a França por algumas semanas, retornando para Dubai. A Open Network Society, que defende a liberdade de expressão, comemorou essa flexibilização como um avanço positivo.

Nos últimos meses, Durov tem conversado sobre seu caso legal na União Europeia. Sua situação é acompanhada por defensores da liberdade de expressão, entusiastas da privacidade e membros da comunidade cripto, que enxergam isso como um reflexo da liberdade individual na Europa e no Ocidente.

Em uma entrevista recente a um veículo de comunicação francês, Durov criticou duramente o governo francês e o presidente Emmanuel Macron. Ele expressou preocupação com o futuro do país, afirmando que a sociedade francesa está se enfraquecendo. Para Durov, políticas que favorecem a censura e uma regulação excessiva estão fazendo com que talentos deixem a França em busca de lugares que promovem inovação.

Ele alertou que a demora em implementar reformas necessárias pode levar a um colapso social. Segundo Durov, uma vez que padrões sociais impostos pelo estado se firmam por uma ou duas gerações, levará décadas para reverter os danos causados.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo