Contrato assinado: edital deve ser publicado em breve

Foi assinado, no dia 6 de agosto, o contrato entre o Instituto AOCP e a Prefeitura de Curitiba para a realização do novo concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM). O contrato, que foi publicado na última segunda-feira, 1º de setembro, terá validade de 24 meses e poderá ser prorrogado se as partes concordarem.
Com a formalização desse acordo, a expectativa é que o edital do concurso seja publicado em breve. Serão oferecidas 100 vagas para o cargo de Guarda Municipal, destinado a candidatos com nível médio de escolaridade. As vagas estarão disponíveis para ampla concorrência, além de cotas para negros e pessoas com deficiência, e a previsão é que cerca de 9 mil pessoas se inscrevam.
O cronograma do concurso já está definido. O edital deverá ser publicado em 29 de setembro de 2025, e as inscrições ocorrerão entre 2 de outubro e 4 de novembro de 2025. As provas de conhecimentos serão realizadas no dia 7 de dezembro de 2025, à tarde.
Os candidatos passarão por várias etapas de avaliação. A primeira etapa consiste em uma prova escrita de conhecimentos teóricos e incluirá um procedimento de heteroidentificação e análise da comprovação de deficiência, todas com caráter classificatório e eliminatório. Na segunda etapa, haverá uma prova de aptidão física, também eliminatória. A terceira etapa envolve uma investigação social e a quarta etapa consiste em uma avaliação psicológica, ambas com caráter eliminatório.
A prova escrita de conhecimentos será composta por 40 perguntas e o candidato deverá acertar ao menos 50% delas para ser considerado aprovado. As disciplinas abordadas incluem Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, História e Geografia de Curitiba, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal) e Legislação.
A prova de aptidão física avaliará os candidatos por meio de testes de corrida de velocidade, barra fixa, salto à distância, equilíbrio e uma corrida de vai e vem de 20 metros (Teste de Leger).