Atriz de Vale Tudo foi substituída em Terra Nostra por idade

A novela “Terra Nostra”, que volta a ser exibida pela Globo, ganhou destaque nas tardes da emissora, despertando a curiosidade do público. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama retrata a história dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil e fez muito sucesso em sua primeira exibição entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, com um total de 221 capítulos. A novela substituiu “Suave Veneno” e foi sucedida por “Laços de Família”.
Um dos marcos da novela é sua música tema, interpretada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church. A canção, em italiano, foi composta por Marcelo Barbosa, filho do autor. A produção também é lembrada pelo grande investimento da emissora, que gastou cerca de R$ 4 milhões apenas no primeiro mês de gravações. Um exemplo notável desse investimento foi a cena de abertura, que mostrou a chegada dos imigrantes ao Brasil, custando R$ 1,2 milhão.
Na cena de desembarque dos imigrantes no Porto de Santos, 300 figurantes participaram, e imagens reais da época foram incluídas para dar mais realismo à narrativa. Um momento impactante, em que um bebê quase é jogado ao mar por engano, foi baseado em um fato verídico, revelado a Benedito Ruy Barbosa através de uma carta de uma imigrante.
Outra curiosidade sobre a produção é que a atriz Taís Araújo chegou a gravar uma cena como Naná, uma personagem que tinha um filho de Gumercindo, vivido por Antônio Fagundes. No entanto, ela foi considerada muito jovem para o papel, que acabou ficando com Adriana Lessa.
O reencontro do público com “Terra Nostra” traz à tona memórias e reflexões sobre a trajetória dos atores envolvidos, muitos dos quais já nos deixaram. A novela não só aborda temas de imigração e identidade, mas também promove uma reflexão sobre a história e a cultura que moldaram o Brasil.