Notícias Agora

Atlético Nacional se prepara para mais um clássico antioqueño

Neste domingo, 7 de setembro, o Atlético Nacional enfrentará o Deportivo Independiente Medellín em um jogo decisivo válido pela décima rodada da Liga BetPlay Dimayor 2025-II. Ambas as equipes buscam garantir uma vaga entre os oito primeiros colocados para se aproximar da classificação para as fases finais do torneio.

O Atlético Nacional vem de uma vitória apertada contra o Envigado, onde triunfou por apenas um gol de diferença, apesar de ter jogado contra um adversário que ficou com nove jogadores em campo por mais de 45 minutos. Isso deixou um gosto amargo na equipe, que esperava conquistar uma vitória mais convincente.

As estatísticas dos confrontos recentes favorecem o Independiente Medellín. Nos últimos 10 jogos entre os times, o Medellín venceu quatro vezes, empatou em cinco e o Nacional saiu vitorioso apenas uma vez. A última derrota do Atlético Nacional para o Departamento Independiente foi em 30 de abril de 2023, em uma partida válida pela 17ª rodada do torneio de abertura, onde o resultado foi de 1 a 3. Naquela ocasião, Jefferson Duque marcou duas vezes e Tomás Ángel fez um; Daniel Londoño anotou o único gol do time visitante.

Atualmente, o Atlético Nacional está invicto em 12 partidas, incluindo jogos pela Liga, Copa BetPlay e Copa Libertadores. A última derrota da equipe ocorreu contra o Deportivo Pereira, na terceira rodada da Liga BetPlay Dimayor 2025-II. Desde esse revés, acumularam cinco vitórias e sete empates, incluindo dois jogos nas oitavas de final da Copa Libertadores contra o São Paulo, do Brasil, que terminaram com a eliminação nos pênaltis.

Por outro lado, o Deportivo Independiente Medellín ocupa a segunda colocação na Liga, estando a apenas um ponto do líder, Junior de Barranquilla. O time tem se destacado pelo bom desempenho, permanecendo invicto em 10 partidas entre Copa e Liga BetPlay. A equipe se destaca coletivamente, com Jarlan Barrera sendo uma peça chave nas suas partidas.

O Atlético Nacional chega a este clássico com algumas desfalques importantes. Cinco jogadores estão convocados para as seleções da Colômbia, tanto da categoria principal quanto sub-20. Entre eles estão David Ospina, Andrés Felipe Román e Marino Hinestroza, que disputam as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, além de Simón García e Elkin Rivero, que participam de um microciclo da seleção sub-20 em preparação para o Mundial Masculino Sub-20 da FIFA de 2025, que será realizado no Chile.

Devido a estas ausências, somam-se ainda os problemas de saúde de César Haydar e Matheus Uribe. Com isso, a provável escalação do Atlético Nacional para o clássico pode contar com Harlen Castillo; Joan Castro, Juan José Arias, William Tesillo e Camilo Cándido; Jorman Campuzano e Juan Manuel Zapata; Marlos Moreno, Juan Bauza e Andrés Sarmiento; e Alfredo Morelos no ataque.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo