Notícias Agora

Aposentados de Volta Redonda podem pedir desconto no IPTU 2026

A partir do dia 1º de setembro, aposentados e pensionistas de Volta Redonda poderão solicitar um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026, que pode chegar a até 50%. O processo de solicitação pode ser feito de forma online, através do site da prefeitura, voltaredonda.rj.gov.br/aposentados, ou presencialmente em vários locais da cidade.

A prefeitura planejou um atendimento descentralizado para facilitar o acesso ao benefício. Além da opção online, os interessados poderão fazer o pedido no saguão da prefeitura entre os dias 1º e 12 de setembro, no prédio Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda) de 15 a 28 de novembro, e nas subprefeituras do Retiro e Santo Agostinho. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em diversos bairros também estarão disponíveis para atender os aposentados.

Para obter o desconto, os solicitantes precisam cumprir algumas condições. É necessário ser aposentado ou pensionista por morte, comprovando a situação com a certidão de casamento ou de óbito. Além disso, a renda deve ser de até 10 salários mínimos, o interessado deve ser o proprietário ou possuidor do imóvel e não pode ter dívidas pendentes com a prefeitura, incluindo o IPTU do ano anterior, que deve estar quitado.

A subsecretária municipal de Fazenda informou que existem mais de 11 mil aposentados e pensionistas que podem se beneficiar do desconto. O objetivo da prefeitura é facilitar a solicitação e evitar longas filas para os contribuintes.

Para realizar a solicitação pela internet, basta acessar o site mencionado, baixar o formulário, preenchê-lo e enviá-lo com a documentação necessária. Os documentos incluem RG, CPF e um comprovante atualizado do benefício. Após o envio, o contribuinte pode acompanhar o andamento do pedido pelo site da prefeitura, usando o número da inscrição imobiliária.

Caso o cidadão não tenha acesso à internet ou enfrente dificuldades para o processo online, pode se dirigir a uma das subprefeituras, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outra alternativa é visitar o Cras mais próximo de sua residência para obter apoio.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento Único, ligando para o número 156. Também há a opção de tirar dúvidas através de WhatsApp ou pelos telefones fixos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Fazenda.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo