Notícias Agora

Governo estuda reduzir IPI para carros sustentáveis em programa de incentivo

O governo federal anuncia a implementação do programa “Carro Sustentável”, que visa oferecer incentivos fiscais para a compra de veículos 0 km fabricados no Brasil. Esta medida surge em um momento em que a discussão sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está em destaque, mas, ao contrário de possíveis aumentos de impostos, essa iniciativa prevista deve beneficiar o consumidor.

De acordo com notícias recentes, o programa terá como foco a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos com motores 1.0 flex. Atualmente, essa categoria de veículos é tributada em 7%, mas ainda não foi especificado o percentual de desconto que será oferecido. Para se qualificarem para essa redução, os carros deverão atender a algumas condições, como serem fabricados no Brasil, possuírem motores 1.0 flex com até 90 cv de potência e não ultrapassarem 83 g de CO²/km de emissões. Um detalhe importante é que um dos critérios, relacionado ao nível de reciclabilidade, ainda está sendo definido.

Entretanto, o programa deixará de fora alguns tipos de veículos que poderiam ser considerados mais sustentáveis, como os carros elétricos e híbridos, além de modelos importados e automóveis com motorização turbo. Isso acontece porque, atualmente, não existem automóveis com motores turbinados no Brasil que tenham potência inferior a 90 cv.

Caso as regras do programa se mantenham como proposto, veículos populares como Chevrolet Onix e Onix Plus, Citroën Basalt e C3, Fiat Argo, Cronos e Mobi, além do Hyundai HB20 e HB20S, entre outros, poderão se beneficiar. Também estão na lista modelos como Peugeot 208, Renault Kwid e Volkswagen Polo e Tera, que atendem aos critérios estabelecidos.

A expectativa é que os benefícios fiscais estejam em vigor até dezembro de 2026, o que inclui um período eleitoral e, possivelmente, terá impacto nas vendas de automóveis no Brasil. Essa estratégia pode ser comparada ao decreto do carro popular, que ofereceu descontos para o setor automotivo em junho de 2023. Os incentivos do programa “Carro Sustentável” estarão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo