Nissan solicita prorrogação de pagamentos a fornecedores para equilibrar caixa

A Nissan, que passa por um verdadeiro desafio financeiro, está tentando se reerguer. Após uma parceria frustrada com a Honda, a montadora japonesa anunciou algumas medidas duras. Está fechando fábricas, adiando o lançamento de novos modelos e, por último, começou a negociar prazos de pagamentos com seus fornecedores, principalmente na Europa e no Reino Unido.
Recentemente, a agência Reuters teve acesso a alguns e-mails que mostram essa estratégia. A Nissan está perguntando a fornecedores se eles aceitariam receber os pagamentos de forma atrasada. A ideia é liberar uma parte do dinheiro que a empresa precisa com urgência.
Essa prática, embora incomum, não é uma surpresa no mundo automotivo. A montadora já se manifestou, afirmando que está oferecendo aos fornecedores a opção de receber os pagamentos imediatamente ou com um pequeno acréscimo de juros para depois. É como se você estivesse em uma situação apertada e conversasse com um amigo, propondo um pagamento parcelado em troca de um café agora.
Essa abordagem faz parte do plano mais amplo do novo CEO, Carlos Espinosa, que tomou as rédeas em abril. Ele estabeleceu a meta de cortar US$ 3,4 bilhões nos próximos dois anos. No último ano fiscal, a Nissan, infelizmente, deu um belo prejuízo de US$ 4,5 bilhões. Situações assim podem deixar qualquer um de cabelo em pé, especialmente quando se pensa em quanto isso afeta o mercado e os modelos que amamos.
O plano é audacioso. A ideia de atrasar pagamentos pode liberar cerca de US$ 69 milhões em caixa. Atualmente, a Nissan possui cerca de US$ 15 bilhões disponíveis, mas também enfrenta uma dívida de quase US$ 5 bilhões. Uma das saídas também poderia ser a venda da sede em Yokohama, que está avaliada em US$ 700 milhões, porém alugando o espaço de volta. Uma estratégia que às vezes é necessária em tempos de crise.
Em meio a isso tudo, a montadora não parou de lançar produtos novos. Aqui no Brasil, por exemplo, a nova geração do SUV Kicks já está nas ruas. Além disso, há o compacto Kait, que foi flagrado rodando por aqui e promete ser uma opção interessante. O sedã Sentra também está em processo de renovação, sempre buscando atender melhor as necessidades dos motoristas. Quem já dirigiu um Sentra sabe como ele agrada.
No entanto, a situação é realmente delicada. O plano “Re:Nissan”, apresentado recentemente, menciona o termo “custo” insistentemente. Isso significa que a Nissan está tentando equilibrar o lançamento de novos modelos com a necessidade de cortar gastos, contando ainda mais com a colaboração da aliança com Renault e Mitsubishi.
Enquanto isso, a Honda continua por perto, mas apenas como parceira em desenvolvimento de tecnologias. As conversas sobre fusão estão bem longe das prioridades. Com tudo isso, o futuro da Nissan ainda é um mistério, mas os fãs dos modelos da montadora, como o Kicks e o Sentra, aguardam ansiosos por novidades.