Notícias de Rondônia

Homem próximo ao governador Marcos Rocha é alvo de operação da PF

O ex-presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM), Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque, foi alvo da Operação Linha Torta, desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira. Francisco Carlos foi nomeado para o cargo pelo governador Marcos Rocha no dia 30 de dezembro de 2022 e era considerado um dos seus principais colaboradores.

A operação, com o apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), visa investigar possíveis irregularidades em uma contratação de serviços gráficos que pode ter causado um prejuízo significativo para os cofres públicos. A apuração foi iniciada após uma denúncia anônima que levantou suspeitas de que servidores do IPEM teriam direcionado a escolha de uma editora de Barueri, em São Paulo, para a produção de mais de 80 mil cartilhas informativas.

Segundo informações preliminares, o contrato teve um valor total de R$ 4.125.023,00 e foi firmado sem licitação, sob a justificativa de que se tratava de uma “obra literária singular”. Essa modalidade de contratação direta é permitida apenas em situações excepcionais, onde a obra é considerada exclusiva e original, o que impossibilitaria a concorrência. Contudo, auditorias apontaram que o conteúdo das cartilhas contratadas não apresentava essas características exclusivas. Parte do material teria sido plagiado de cartilhas já existentes, produzidas por outros órgãos públicos e disponibilizadas gratuitamente.

Com isso, a gestão de Francisco Carlos no IPEM está sob investigação detalhada. O ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, comentou que todas as ações da administração de Marcos Rocha eram de seu conhecimento.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo