Notícias de Rondônia

Homem próximo ao governador Marcos Rocha é alvo de operação da PF

O ex-presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM), Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque, foi alvo da Operação Linha Torta, desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira. Francisco Carlos foi nomeado para o cargo pelo governador Marcos Rocha no dia 30 de dezembro de 2022 e era considerado um dos seus principais colaboradores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A operação, com o apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), visa investigar possíveis irregularidades em uma contratação de serviços gráficos que pode ter causado um prejuízo significativo para os cofres públicos. A apuração foi iniciada após uma denúncia anônima que levantou suspeitas de que servidores do IPEM teriam direcionado a escolha de uma editora de Barueri, em São Paulo, para a produção de mais de 80 mil cartilhas informativas.

Segundo informações preliminares, o contrato teve um valor total de R$ 4.125.023,00 e foi firmado sem licitação, sob a justificativa de que se tratava de uma “obra literária singular”. Essa modalidade de contratação direta é permitida apenas em situações excepcionais, onde a obra é considerada exclusiva e original, o que impossibilitaria a concorrência. Contudo, auditorias apontaram que o conteúdo das cartilhas contratadas não apresentava essas características exclusivas. Parte do material teria sido plagiado de cartilhas já existentes, produzidas por outros órgãos públicos e disponibilizadas gratuitamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com isso, a gestão de Francisco Carlos no IPEM está sob investigação detalhada. O ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, comentou que todas as ações da administração de Marcos Rocha eram de seu conhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo