Automotivo

BMW Série 3 2026 traz novidade e marca nova fase na montadora

A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, acaba de registrar uma marca impressionante: 45 mil unidades do Série 3 produzidas no Brasil! Esse sedã foi o primeiro modelo montado na planta catarinense, que abriu as portas em 2014. O Série 3 segue sendo um dos grandes protagonistas da marca por aqui. E não para por aí: na mesma linha de montagem também nascem os SUVs X1, X4 e o X5 híbrido plug-in.

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Em uma década de operação, essa unidade já soltou mais de 100 mil veículos para as ruas. Com 1,5 milhão de metros quadrados de área total, sendo 112 mil m² cobertos, a fábrica abriga tudo que um processo fabril precisa: pintura, soldagem, montagem, controle de qualidade e até laboratórios. Além disso, é a 30ª fábrica do grupo no mundo e, junto com o escritório em São Paulo, é a casa do único centro de engenharia da BMW na América do Sul.

E não é só isso. Desde a abertura da unidade, foram investidos cerca de R$ 2 bilhões. Agora, no final de 2023, as atividades fabris cresceram 10% e o número de funcionários aumentou em 5%. A meta? Produzir até 11 mil unidades por ano! Para se ter uma ideia, aproximadamente 60% dos veículos vendidos pela BMW no Brasil saem de Araquari.

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Atualizações no Série 3

Desde 2025, o Série 3 passou por uma repaginada na aparência, e quem é fã dessas máquinas vai adorar! As rodas da versão M Sport ganharam um novo design, trazendo um toque mais moderno. Por dentro, as novidades também são de encher os olhos: todas as versões agora têm novos volantes. As versões GP e Sport GP usam um volante de dois raios, bem ao estilo do SUV elétrico BMW iX. Já a M Sport trouxe um volante com base reta, com uma pegada mais esportiva. E as saídas de ar do painel? Também foram redesenhadas!

Outro grande destaque é o BMW Live Cockpit Professional, que agora vem de série em todas as versões. Ele conta com duas telas curvadas – uma de 12,3” para o painel e outra de 14,9” para a central multimídia, tudo rodando no novíssimo Sistema Operacional 8. Porém, vale notar que o modelo brasileiro não traz algumas coisas que fazem sucesso na Europa, como a sofisticada alavanca de câmbio de cristal que aparece por lá.

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Conectividade de Ponta

No que diz respeito à conectividade, o Série 3 está bem servido. O sistema BMW ConnectedDrive é uma mão na roda! Ele oferece desde chamadas de emergência até avisos de manutenção, sempre com a ajuda da telemetria. Navegação em tempo real, controle remoto pelo app My BMW (que permite travar portas, buzinar e até enviar destinos para o GPS) são só algumas das funcionalidades que tornam a experiência ao volante muito mais conectada.

Oque vem por aí na linha 2026

Para a linha 2026, uma cor nova chega para dar um charme extra: o metálico Arctic Race Blue, que vai se juntar às outras seis cores disponíveis. O Série 3 agora tem sete opções no Brasil: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Cinza Brooklin, Azul Phytonic, Azul Portimão (só para a M Sport) e a nova cor azul.

Debruçando-se nas especificações, o BMW 320i nacional mantém o motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia TwinPower Turbo, que entrega 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. A tração traseira e a transmissão automática de oito marchas continuam intactas, e segundo a fabricante, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos, com uma velocidade máxima de 235 km/h.

E quem não adora sentir a adrenalina subir numa estrada aberta? O Série 3 promete um passeio de tirar o fôlego!

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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