Xiaomi contrata designer da Lamborghini para novos esportivos

Fabian Schmolz, um nome que faz parte da elite do design automotivo, já deixou sua marca em alguns dos carros mais desejados do mundo. Ele contribuiu na criação do Porsche 718 Boxster e também foi um dos responsáveis pelo revolucionário Taycan, da Porsche. Agora, ele está pronto para um novo desafio: liderar o design exterior da Xiaomi Auto na Europa. Essa mudança pode ser crucial para a reputação da marca.
Os lançamentos da Xiaomi, o SU7 e o YU7, já chegaram ao mercado europeu e, pelo visto, trouxeram um burburinho. O SU7, por exemplo, foi apelidado de “Taycan chinês”, enquanto o YU7 ganhou a fama de ser o clone da Ferrari Purosangue. E quem não viu as tiradas super engraçadas na internet, com nomes como “Mi-sche” e “Fe-rami”, não é? A chegada de Schmolz é vista como uma oportunidade de transformar essa percepção e dar uma identidade única aos carros da marca.
A visão de Schmolz
A missão de Schmolz é clara: ele quer criar um design que faça as pessoas pararem e olharem, que emocione ao primeiro olhar. Li Tianyuan, o cara responsável pelo design industrial na Xiaomi, comentou que, embora a tecnologia possa ser copiada, o que conquista mesmo é a sensação de desejo que um carro pode proporcionar. O objetivo é criar veículos que sejam intuitivos, com um design que converse diretamente com o público.
Com a experiência de Schmolz em marcas renomadas, ele certamente trará uma nova visão para os carros elétricos da Xiaomi. É uma chance de escrever uma história totalmente nova na evolução dos automóveis, podendo até mesmo transformar a falta de tradição da China em uma vantagem, sem as amarras do passado.
Um movimento que vem crescendo
E o que é interessante é que Schmolz não está sozinho nessa. Cada vez mais, a China tem atraído talentos de peso do design europeu. Nomes como Laurens van den Acker, que já foi da Renault e agora casualmente colabora com a NIO, e Peter Horbury, que atuou na Ford e Volvo e agora está em empresas como Geely e Lynk & Co. É um verdadeiro movimento que mostra que a China não é apenas um local de produção de carros baratos, mas sim um polo de inovação.
Vale destacar que isso tudo é um ótimo presságio para o Brasil, onde as marcas chinesas estão começando a ganhar espaço. Não é difícil imaginar que os próximos lançamentos possam não apenas trazer tecnologia de ponta, mas também um design que rivaliza com marcas tradicionais. Vamos aguardar e ver o que vem por aí!