Automotivo

VW Polo ganha versão elétrica GTI, mas modelo a combustão persiste

Não é novidade que o VW Polo tem estado em alta nas conversas automotivas. Lançado em 2017, o hatchback já não é mais o novato da festa e, com o passar do tempo, acabou perdendo um pouco do seu brilho no portfólio da Volkswagen. Mas calma, porque a marca alemã está planejando algo grande: o ID.Polo!

Esse novo projeto marca a entrada do Polo em uma era totalmente elétrica, utilizando a plataforma MEB+. Esperamos o lançamento para maio de 2026, com preços a partir de 25 mil euros. O mais empolgante? O ID.Polo vai ter um nome próprio, deixando para trás os números que sempre marcaram a linha elétrica da VW.

Com o Salão de Munique se aproximando, a Volkswagen já deu uma palinha do modelo. O Polo apareceu com uma leve camuflagem, mas podemos notar que o design vai seguir muitas características do conceito ID.2all, como uma linha de cintura mais alta. E já temos confirmações, como um logotipo traseiro iluminado, que está fazendo sucesso em outros lançamentos da marca.

O ID.Polo tem 4,05 metros de comprimento, o que é bem próximo do Polo que conhecemos. No entanto, ele cresceu em alguns aspectos: 6 cm a mais de altura (1,53 m), 7 cm a mais de largura (1,82 m) e 3 cm a mais de entre-eixos (2,60 m). O porta-malas também ficou mais generoso, com cerca de 400 litros, 100 litros a mais que o modelo atual. Para quem gosta de viajar, um espaço assim faz toda a diferença!

Na lateral, o carro vem com rodas que variam entre 18 e 19 polegadas, conferindo uma presença robusta. O modelo esportivo, ID.Polo GTI, promete mais destaque com um design aerodinâmico e detalhes bem marcantes. E aqui entra uma curiosidade: a bola de golfe, que era a manopla de câmbio, agora vai estar no volante, mantendo essa tradição da linha esportiva da VW.

Quanto à mecânica, ainda pouco foi revelado, mas dá para sentir a emoção com os rumores. Espera-se que a autonomia chegue próxima a 420 km, com potências variando entre 100 cv nas versões de entrada e 200 cv no GTI. O peso deve ficar em torno de 1.500 kg, o que promete um desempenho ágil e divertido, perfeito para as ruas brasileiras.

O novo ID.Polo vai apresentar duas opções de bateria e será equipado com tecnologia de ponta, incluindo o Travel Assist, que ajuda nas trocas de faixa, e a câmera 360° Area View, que é uma mão na roda, principalmente em manobras.

Ainda é cedo para saber se o ID.Polo vai desembarcar no Brasil. O Polo nacional atualmente está mais voltado para o público de entrada, principalmente os frotistas com as versões Track e Robust. Caso a VW decida diversificar a oferta de elétricos aqui, isso poderia mudar, mas por enquanto, as expectativas não são das mais otimistas.

O futuro promete ser animador para os amantes do Polo, e a paixão por carros continua viva nas estradas. Vamos aguardar para ver a reação do pessoal quando o ID.Polo começar a rodar por aí!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo