VW Golf GTI está disponível para encomenda por R$ 500 mil

Confirmado pela Volkswagen após meses de rumores, o tão esperado Golf GTI vai finalmente chegar ao Brasil até o fim do ano, com as vendas começando em setembro. Mas as novidades não acabam aí! Muitas informações sobre esse hot hatch ainda estão em aberto, e a marca promete revelar tudo no dia 6.
Enquanto isso, a expectativa já está alta. Fala-se que a aquisição do modelo terá algumas regras específicas. Para garantir a compra do GTI, quem tiver interesse vai precisar mostrar que já teve outros esportivos da linha, como os modelos GTI, GTS ou GLI.
Não é qualquer concessionária que vai ter o Golf GTI à venda. A Volkswagen escolheu apenas algumas, e há limitações: cada uma poderá vender apenas uma unidade. E, por CPF ou CNPJ, só será possível adquirir uma unidade. Para evitar a especulação, a montadora também vai exigir que o proprietário ofereça o carro à Volkswagen primeiro, caso decida revender. Isso é bem parecido com o que a Ferrari costuma fazer.
As vendas acontecerão no sistema Cota VW, em duas etapas. Os sortudos que conseguirem comprar o GTI receberão um kit exclusivo, o GTI Experience. Ele vem com uma caixa especial, um cartão de membro do GTI Club, que garante algumas experiências únicas, e também mimos como um chaveiro e óculos de sol desenhados em parceria com a Chilli Beans.
O preço da exclusividade
Um documento não confirmado indica que o sinal para reservar o GTI será de R$ 50.000, o que representa 10% do preço total, que deve girar em torno de R$ 500.000. Se essa informação se confirmar, teremos um GTI custando o dobro do valor do Jetta GLI, que está na faixa de R$ 250.000.
No pacote do GTI brasileiro, o motor será um 2.0 turbo de 245 cv e 37,7 kgfm de torque. Ele vai ter tração dianteira e uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas. Para quem não resiste a uma aceleração, a Volkswagen garante que ele vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. E, claro, o modelo foi adaptado para as condições brasileiras, com suspensão e calibração que atendem às normas locais.
Entre os itens de série, o Golf GTI terá rodas de 18”, grade e logotipo iluminados, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de três zonas e vários sistemas de assistência ao motorista. Para o interior, bancos aquecidos, um painel digital de 10,2” e uma central multimídia de 12,9” com espelhamento sem fio. É luxo que não acaba mais!
Importação independente custa o mesmo
E vale lembrar: esse preço não está muito distante do que se paga por uma importação independente. Uma empresa especializada em importações revela que, quando trazido de fora, o valor pode chegar próximo do meio milhão. Isso levanta algumas perguntas sobre os preços praticados pela Volkswagen diretamente. O diretor de uma importadora diz que trazer o Golf R pode ser mais interessante, já que sai mais em conta do que o GTI em algumas configurações.
Além disso, o processo de importação leva de 60 a 70 dias. E quem optar por essa via ainda vai contar com a flexibilidade de escolher versões e pacotes que não estarão disponíveis aqui no lançamento. Para muitos, essa é uma oportunidade de ter um Golf na garagem, mas com uma pegada mais personalizada e sem as restrições da Volkswagen.