Volkswagen Tera tem crescimento de 50% e entra no top 5

O Volkswagen Tera está começando a se destacar no mercado. Lançado com a ambição de ser o carro mais vendido da marca no Brasil, ele ainda não chegou lá, mas já ocupa uma posição de respeito. Hoje, é o terceiro modelo mais vendido da Volkswagen no país, atrás apenas do Polo e do T-Cross, que se beneficiaram de sua popularidade.
De acordo com a Fenabrave, do começo do ano até início de setembro, foram vendidas 1.420 unidades do Tera. Isso representa um crescimento impressionante de 50,3% em comparação com августа. O modelo já está entre os cinco SUVs mais vendidos do Brasil e, ao que tudo indica, está deixando o Fiat Pulse em segundo plano, que vendeu 795 unidades no mesmo período. Até agora, o Tera acumulou 11.571 emplacamentos em 2025 — não é pouca coisa!
Uma das razões para esse começo mais tímido foi a prioridade dada à produção do Volkswagen Polo, que caiu no gosto do brasileiro, especialmente com o programa do governo Carro Sustentável, que deu um empurrãozinho nas vendas. Mas a expectativa é boa: em agosto, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, afirmou que a situação deve melhorar. A empresa está trabalhando a todo vapor para atender a demanda crescente.
Inclusive, em agosto, o Tera se destacou como o carro 0 km mais buscado em Minas Gerais, superando até o Nivus, que era um dos favoritos em julho. Para quem gosta de ver modelos novos nas ruas, essa é uma notícia animadora! Outros carros populares na lista incluem a Ford Ranger, a Fiat Toro e até o Toyota Corolla.
O Volkswagen Tera tem duas versões de motorização para atender a diferentes gostos e necessidades. A versão de entrada, chamada MPI MT, vem com um motor 1.0 aspirado que entrega até 84 cv e tem câmbio manual de cinco marchas. Essa é uma ótima opção para quem quer economia, como frotistas e empresas que precisam de um veículo prático.
Se você busca algo mais potente, o Tera também tem a versão TSI MT. Com um motor 1.0 turbo de 116 cv, essa opção é para quem gosta de emoção ao volante. Ela faz de 0 a 100 km/h em apenas 10,1 segundos com o câmbio manual e 11,7 segundos na versão automática. É o tipo de carro que deixa o coração acelerado e a adrenalina lá em cima, especialmente em uma ultrapassagem bem-sucedida na estrada!
Vamos ficar de olho no Tera, pois promete ser um forte concorrente no nosso mercado. Você já teve a chance de ver um de perto ou até dar uma volta?