Automotivo

Volkswagen Tera supera Fiat Pulse em setembro, segundo Fipe Carros

O Volkswagen Tera chegou ao mercado com uma grande expectativa: se tornar o campeão de vendas da marca no Brasil. Mas, por enquanto, a realidade tem sido um pouquinho diferente. O modelo começou devagar nas vendas e enfrentou a concorrência direta do Polo, que ganhou destaque na linha de montagem, especialmente após o sucesso do programa Carro Sustentável.

O CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, comentou em agosto que a situação deve mudar. Em setembro, a montadora espera que a produção atinja seu máximo, apostando em um aumento significativo nas vendas. Ele ainda destacou que a demanda pelo Tera continua alta, e o foco é entregar todos os pedidos rapidamente.

De acordo com a Fenabrave, até 2 de setembro, o Tera vendeu 387 unidades, superando o Fiat Pulse, que ficou com 292. No acumulado do ano, o SUV da VW já conta com 10.538 emplacamentos, mostrando que ele tem um potencial bacana.

Em agosto, o Tera já mostrava sinais de transformação nas vendas. Foram 4.157 unidades em agosto, praticamente na cola do Pulse, que vendeu 4.282. Essa briga promete esquentar!

A versão de entrada do Tera, chamada MPI MT, vem equipada com um motor 1.0 aspirado, entregando até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas. Essa opção é perfeita para quem busca economia, como empresas e frotistas, e quem já pegou uma estrada longa sabe como economizar combustível pode fazer diferença na viagem.

A partir da versão TSI MT, o Tera recebe um motor 1.0 turbo de 116 cv e um acabamento mais sofisticado. Com essa configuração, ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com câmbio manual e 11,7 segundos na versão automática. Bem legal, né?

Falando das medidas, o Tera tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 metros de largura (1,99 m com os retrovisores), 1,50 metros de altura e 2,57 metros de entre-eixos. Ele é um pouco mais longo e baixo do que o Fiat Pulse, mas fica devendo no entre-eixos quando comparado ao Renault Kardian. Vale lembrar que a versão MPI é 2,6 cm mais baixa, o que pode ajudar na estabilidade e no conforto.

No quesito tecnologia e segurança, o Tera não decepciona. Ele vem com frenagem autônoma de emergência, sistema multimídia VW Play com tela de 10,1” e APP-Connect, além de seis airbags, ar-condicionado com filtro de sujeira, quatro alto-falantes e ajustes confortáveis para o banco do motorista e a coluna de direção.

E quanto aos preços? A linha Volkswagen Tera está assim:

– Tera MPI: R$ 105.890
– Tera TSI MT: R$ 118.890
– Tera Comfort: R$ 128.890
– Tera High: R$ 141.890

O Tera promete ser uma opção até acessível para quem busca um SUV com bom desempenho e tecnologia. Quem aposta nessa novidade?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo