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Volkswagen Tera mudará de nome para expansão internacional

Quando a Volkswagen anunciou o Tera, já deixou claro que esse SUV de entrada não ficaria restrito ao Brasil. A novidade é que ele também vai ganhar as estradas da África do Sul, onde terá um nome diferente.

De acordo com um portal sul-africano, a Volkswagen está investindo cerca de 4 bilhões de rands, o que dá mais ou menos R$ 1,26 bilhão no câmbio atual. A meta é que a produção local do Tera comece até 2027, e seu posicionamento será o mesmo de aqui: um passo acima do hatch Polo e abaixo do SUV cupê Nivus, que por lá é conhecido como Taigo.

A marca quer que o novo nome do modelo tenha mais a ver com a cultura local. Quatro opções estão na mesa e os consumidores poderão votar para escolher: Tengo, Tavi, Tiva e Tion. Cada um tem um significado que se relaciona com a linguagem e os costumes da região — uma jogada muito legal para conquistar o público.

Lá, o Tera vai competir com alguns pesos pesados do mercado, como a nova geração do Renault Captur, que por lá mostra um design semelhante ao europeu, além de modelos como Kia Seltos, Toyota C-HR e o Chery Tiggo 4, que no Brasil se chama 5x. O Tera terá uma pegada mais acessível, com motorizações semelhantes às que encontramos por aqui, então não espere grandes surpresas nos motores.

É provável que o Tera na África do Sul venha equipado apenas com o motor 1.0 TSI, que por lá terá calibrações diferenciadas. No Polo, por exemplo, a potência varia entre 95 e 115 cavalos dependendo da versão. E não podemos esquecer que o Polo sul-africano ainda conta com uma versão GTI, que é equipada com o motor 2.0 TSI, disponível aqui no Tiguan R-Line. Desde setembro de 2024, toda a produção do Polo para o mercado europeu passou a ser realizada lá, então fica a dúvida sobre o que vai acontecer com o modelo depois da chegada do Tera.

Por aqui, a Volkswagen está fazendo algumas mudanças em sua linha, especialmente no hatch. Para a linha 2026, as versões mais acessíveis, como Robust e Track (com um visual mais tradicional e motor 1.0 MPI), e as opções mais completas, como Sense e Highline (com motor 1.0 TSI de 170 cv), estão em foco. Isso abre espaço para o Tera sem que ele canibalize as vendas dos outros modelos.

Então, enquanto essa disputa esquenta, quem gosta de dirigir já começa a imaginar como será a experiência ao volante desse novo SUV. Afinal, quem já passou por dias de sol forte ou chuva fina sabe que ter um carro confortável e eficiente é fundamental, e o Tera promete bastante nesse sentido.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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