Volkswagen Jetta conquista cinco estrelas em segurança no Latin NCAP

O Volkswagen Jetta reestilizado acaba de brilhar nos testes de segurança do Latin NCAP, conquistando nada menos que cinco estrelas. Isso mostra o quanto a marca está comprometida em oferecer carros mais seguros para nós, motoristas da América Latina. Produzido no México, ele passou por avaliações rigorosas com critérios atualizados.
Nos testes, o Jetta mostrou que não está para brincadeira: ele atingiu 86,87% na proteção de adultos, 89,75% na proteção de crianças, 72,60% na segurança de pedestres e impressionantes 91,06% nos sistemas de assistência à condução. E para quem se preocupa com a segurança, já vem equipado com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). É bom lembrar que algumas tecnologias ADAS vêm como opcionais, mas vale a pena considerar.
Falando em desempenho, o carro se saiu bem em termos gerais. A estrutura se manteve firme durante o impacto frontal. Mesmo com a abertura de uma porta no teste lateral, a proteção oferecida foi eficaz. A boa notícia é que a segurança para crianças ficou quase perfeita, enquanto a proteção para a parte superior da perna de pedestres pode ser aprimorada. É sempre bom pensar nisso, especialmente em áreas onde o trânsito é mais intenso e há muitos pedestres.
Esse não é o primeiro teste do Jetta. Em 2019 ele já havia sido avaliado, mas agora foi submetido a novos ensaios que incluíram simulações de colisões com pedestres e testes de proteção cervical (whiplash). Além disso, foram analisados recursos como alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência (AEB) e controle de velocidade. Para quem dirige frequentemente nas cidades, entender a capacidade desses sistemas faz diferença na hora de escolher um carro.
O sistema de frenagem autônoma teve um desempenho bem sólido em várias situações, embora o sistema para usuários vulneráveis da estrada ainda possa melhorar. O assistente de velocidade já é item de série, enquanto o de assistência de faixa está disponível, mas não fez a melhor pontuação nos testes. São recursos que, quanto mais eficazes, ajudam a tornar nossos trajetos mais seguros e tranquilos.
Esse resultado vale para todos os Jettas produzidos a partir do chassi (VIN) 3VWSP6BU8SM000591. Um ponto importante é que o Latin NCAP testa sempre a versão com menor nível de segurança passiva, por isso é essencial que os consumidores fiquem de olho nas opções que têm tecnologias ADAS avançadas.
O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, há tempos defende que é possível oferecer segurança elevada até nas versões de entrada. Ele ainda comentou sobre a importância de que governos implementem a rotulagem obrigatória de segurança, especialmente nos carros que mais vendemos por aqui.
Stephan Brodziak, presidente da entidade, também fez questão de elogiar a classificação, mas ressaltou que ainda há espaço para melhorias, principalmente na proteção de pedestres e ciclistas. Ele pediu mais responsabilidade da indústria e mais atenção na regulamentação por parte dos governos. É uma conversa que todos nós, apaixonados por carros, devemos acompanhar de perto.