Volkswagen descontinuará carros conversíveis em breve

Os conversíveis sempre tiveram seu glamour, especialmente na Europa, mas aqui no Brasil eles nunca foram tão populares. Mesmo assim, a Volkswagen tem uma bela história com modelos abertos por lá, passando por ícones como o Fusca e o Golf Cabriolet, até chegar ao mais recente T-Roc Cabrio. Agora, essa era parece estar chegando ao fim.
Recentemente, a Volkswagen anunciou que não vai lançar uma nova geração do T-Roc conversível, mesmo com boas vendas em países como Alemanha e Reino Unido. A marca está ajustando seu portfólio e priorizando modelos mais econômicos e sustentáveis, como os elétricos. Mas antes de dar adeus a essa tradição, vamos relembrar alguns dos conversíveis mais marcantes da Volkswagen!
Volkswagen Karmann-Ghia
O Karmann-Ghia, lançado no Brasil em 1967, foi um verdadeiro clássico. Ele foi o único modelo da Volkswagen fabricado por aqui que teve uma versão conversível. Produzido em números limitados, o Karmann-Ghia se destacou pelo seu design e exclusividade. Com motor 1500 de 52 cv, seu charme único o transformou em um “fora de série de fábrica”. Apenas 177 unidades foram feitas, o que hoje o torna uma peça de colecionador bastante procurada.
Sua produção era um pouco diferente. A mecânica vinha da Volkswagen em São Bernardo do Campo e seguia para a Karmann, que cuidava da carroceria e do teto. O conversível brasileiro tinha um interior mais simples do que suas contrapartes europeias, mas ainda assim era um sonho para muitos.
Volkswagen Eos
O Eos, lançado em 2006, foi uma ousadia da Volkswagen. Com design moderno e capota rígida retrátil, ele se diferenciava por sua elegância e por utilizar a mesma plataforma do Golf e do Jetta. A complexidade da capota acabava encarecendo o carro, mas ele ainda chamou a atenção. No Brasil, chegou em 2009, equipado com motor 2.0 TSI de 200 cv e câmbio de dupla embreagem, mas teve apenas 120 unidades emplacadas por aqui.
Volkswagen Golf Cabriolet
Entre os conversíveis que não vieram oficialmente para o Brasil, o Golf Cabriolet foi o último a ser produzido. Lançado entre 2011 e 2016, ele manteve a clássica capota de lona e a identidade esportiva do Golf. Com versões que iam da convencional à GTI, o Golf Cabriolet tinha o potente motor 2.0 TSI de 265 cv. Esse modelo acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, mas, infelizmente, não alcançou as estradas brasileiras.
Volkswagen Fusca Cabriolet
Vamos falar do clássico, o Fusca Cabriolet. Lançado em 1949, ele se tornou um símbolo da Volkswagen e foi produzido até a década de 1980. Com um motor boxer refrigerado a ar, o Fusca Cabriolet conquistou o mundo. Depois, a Volkswagen reinventou esse ícone nos anos 2000 com o New Beetle Cabriolet, mantendo o charme.
Volkswagen T-Roc conversível
Por fim, temos o T-Roc Cabrio, o último de sua geração. Lançado em 2020, ele traz a proposta mistura de SUV com conversível, oferecendo um estilo bem diferente. Com 4,27 metros e capacidade para quatro pessoas, ele possui um porta-malas de 280 litros. Embora tenha encontrado seu público em mercados como o britânico e o alemão, a nova geração do T-Roc não terá a versão Cabrio, parecendo ser o fim de uma era de conversíveis na Volkswagen.
É, meus amigos, mesmo que os conversíveis não sejam uma febre por aqui, a história da Volkswagen com esses modelos é um registro de estilos e experiências nas estradas.