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Vendas do Volkswagen Golf caem 75% em uma década

Desde que o primeiro Golf apareceu nas ruas, lá em março de 1974, a Volkswagen já colocou mais de 37 milhões de unidades no mercado. É impressionante, não é? O Golf é, sem dúvida, o grande campeão de vendas da montadora, muito à frente do seu famoso antecessor, o Fusca, que marcou 21,5 milhões, e do Polo, com 20 milhões. No entanto, o que muitos não sabem é que a produção do Golf tem enfrentado uma queda significativa nos últimos anos.

De acordo com informações divulgadas pela Reuters, que teve acesso a documentos internos da VW, no auge de 2015, a marca fabricou mais de um milhão de Golf hatchbacks e peruas em todo o mundo. Já no ano passado, esse número caiu para pouco mais de 300 mil. A previsão para 2025 é ainda mais preocupante: apenas 250 mil veículos. Em uma década, estamos falando de uma queda dramática de 75% na produção.

Mudança de gosto

Por que o Golf está perdendo espaço? Algumas coisas saltam aos olhos. Problemas iniciais de software na oitava geração certamente não ajudaram em sua popularidade. Além disso, houve críticas em relação à queda no acabamento, que não se compara ao que era oferecido na geração anterior. E vamos lembrar: a era dos SUVs tá dominando! O T-Roc, que é praticamente a versão SUV do Golf, está bombando na Europa, quase alcançando os números de venda do hatch. Para se ter uma ideia, foram vendidos 216.549 Golf no ano passado na Europa, apenas 13 mil a mais que o T-Roc.

Mudança de nacionalidade

Outra movimentação da VW é a transferência da produção do Golf com motor a combustão de Wolfsburg, na Alemanha, para Puebla, no México, prevista para 2027. Com isso, as fábricas na Alemanha vão se concentrar em outros modelos, como o Tiguan e a Touran. O Golf, assim que entrar na nona geração, voltará a ser fabricado na Alemanha, mas apenas na sua versão elétrica, que deve chegar no final da década.

Atualmente, a VW está cortando custos e planeja eliminar cerca de 35 mil empregos na Alemanha até 2030. É uma mudança considerável, com a empresa reduzindo a produção anual em 700 mil veículos. E, mesmo com a transformação para o elétrico, a versão atual a combustão deve continuar nas concessionárias até pelo menos 2035, segundo o chefe de desenvolvimento técnico da marca.

No Brasil, GTI volta ainda em 2025

Por aqui, já está confirmado o "resgate da esportividade" com a chegada da nova geração do Golf GTI, prevista para 2025. Durante uma conversa no Podcast #276 da Motor1.com Brasil, Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da VW, comentou sobre essa novidade. Sob o capô, o GTI contará com o motor 2.0 turbo, famoso por ser potente — agora com 265 cv e 37,7 kgfm de torque. Para quem já teve a oportunidade de pilotar um GTI, sabe que essa potência promete boas emoções ao volante.

O modelo se despediu do Brasil em 2019, quando a sétima geração saiu de linha, mas logo logo teremos de volta essa fera nas nossas ruas. É um alívio para os amantes do hatch esportivo, que aguardam ansiosos pelo seu retorno!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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