Toyota lança Hiace, concorrente da Ducato no Brasil

A Toyota Argentina está prestes a trazer uma novidade legal para o Brasil: a van Hiace vai começar a ser exportada ainda em 2025. O presidente da marca na região, Gustavo Salinas, confirmou isso durante uma entrevista em Buenos Aires. Ele também comentou sobre a fábrica na Argentina, a chegada do SUV Yaris Cross e outros pontos sobre o mercado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O primeiro modelo a aterrissar por aqui será a versão Commuter, ideal para o transporte de passageiros. Essa é uma ótima estratégia para entender como o mercado brasileiro vai receber a Hiace. Depois, a Toyota também deve oferecer uma versão voltada para carga, que promete facilitar a vida de quem precisa transportar produtos.
Desde 2024, a Hiace é produzida em Zárate e marca a entrada da Toyota no segmento de vans comerciais montadas localmente. O investimento na planta foi de US$ 50 milhões, com suporte de 13 fornecedores argentinos e 97 brasileiros. A expectativa é produzir inicialmente 4 mil unidades por ano, podendo chegar a 10 mil no médio prazo — algo ótimo para quem espera por opções no mercado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A versão Commuter é grande e espaçosa, com capacidade para até 14 ocupantes (13 passageiros e o motorista). O motor é o mesmo utilizado na Hilux e no SW4: um turbodiesel 2.8 que entrega 163 cv e um torque bem robusto, ideal para encarar estradas e subidas. E, quem já pegou trânsito pesado sabe o quanto um câmbio automático de 6 marchas faz diferença para o conforto.
Com um design robusto que mede 5,91 metros de comprimento, por 1,95 m de largura e 2,28 m de altura, a Hiace se destaca entre as vans do segmento. O entre-eixos é de 3,86 m, e o tanque de combustível tem capacidade para 70 litros. Isso tudo promete dar bastante autonomia em viagens longas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Vamos falar um pouco sobre a parte mecânica. A suspensão dianteira é independente e a traseira usa feixes de molas — uma combinação que promete conforto e estabilidade durante o trajeto. Ah, e as direções são hidráulicas com assistência variável, o que ajuda a manobrar em espaços pequenos. Os freios são a disco nas quatro rodas, garantindo eficiência na hora de parar.
Sobre os equipamentos, ainda não saíram muitos detalhes, mas se seguirem o que já existe na versão argentina, a Hiace Commuter vai trazer ar-condicionado com saídas para os passageiros do fundo, portas USB e cintos de segurança em todos os assentos. A parte multimedia conta com uma tela de 9 polegadas, perfeita para a conectividade que a gente adora hoje em dia.
A segurança não fica para trás, com um pacote que inclui controle de estabilidade, controle de tração e até assistente de partida em rampas. E quem é o motorista vai se sentir seguro com três airbags, freios ABS e assistência de frenagem de emergência.
A Toyota Hiace tem uma longa história, começando sua jornada em 1967 no Japão. O modelo foi criado para atender a demanda crescente de veículos comerciais leves. Lembra da Kombi? A Hiace seguiu uma linha parecida, com uma cabine que maximiza o espaço interno. Com o passar dos anos, ganhou diversas versões e motorizações, sempre mantendo a fama de ser resistente e durável.
No Brasil, com a produção local e isenção de imposto de importação, a Hiace Commuter deve competir de forma mais acirrada com rivais como a Mercedes-Benz Sprinter e a Fiat Ducato. Se a aceitação for boa, a Toyota pode ampliar sua gama.
Assim, a chegada da Hiace é uma aposta forte da Toyota, e quem sabe, não podemos ver mais novidades nos próximos anos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE