Toyota registra Hilux mais acessível no Brasil: entenda o motivo

A Hilux Champ, lançada em 2023 na Ásia, é a jogada da Toyota para conquistar o mercado de picapes mais simples e acessíveis. Com foco no trabalho e no lazer, essa novidade promete atender a um público variado. Em 2024, a expectativa era grande com a possibilidade de ver essa belezura nas ruas brasileiras, mas o que parecia certo virou uma grande dúvida.
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Recentemente, as esperanças foram reacendidas! O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelou novas imagens do registro da Hilux Champ. Enquanto os registros anteriores mostravam apenas algumas partes isoladas, as novas imagens mostram a picape quase que por completo. Isso pode significar que a Toyota está segurando a criação contra cópias, mas quando começam a aparecer peças específicas, é um sinal de que a marca está realmente interessada.
Em 2023, o burburinho sobre a produção da Hilux Champ na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, trouxe incertezas. Fontes confiaram ao Motor1.com Argentina que o tal Projeto IMV0 envolvia custos altos. O cenário na época indicava que seria mais em conta importar a caminhonete da Ásia do que fabricá-la localmente. Para produzir a Hilux Champ na Argentina, a Toyota precisaria desenvolver uma variedade de componentes, desde a carroceria até os acessórios.
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A conta não fechava: a produção local poderia encarecer a picape em torno de 15% a 25% em comparação à importação. Porém, como tudo muda, as novas políticas econômicas na Argentina podem abrir portas para a fabricação local — e isso pode significar boas notícias para os brasileiros também.
O que é a Hilux Champ?
A Hilux Champ é desenhada sobre a plataforma IMV, que foi mostrada em sua forma definitiva no Japan Mobility Show de 2023. A criação envolveu uma equipe talentosa da Toyota na Tailândia, sob a liderança de Akio Toyoda. A picape é pensada para ser a porta de entrada no mundo das caminhonetes da Toyota.
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Com opções de distância entre-eixos curta ou longa, ela traz três tipos de motores: dois a gasolina (2.0 ou 2.7) e um diesel de 2.4. E sim, é diesel, mas nada de turbodiesel aqui! Um modelo de chassi cabine também está disponível. A Hilux Champ foi praticamente projetada para ser uma ferramenta de trabalho adaptável, flexível para diferentes funções.
Uma das sacadas é a plataforma plana, que vem com vários pontos de fixação para acessórios, facilitando a personalização. A Toyota já tem parcerias com mais de 100 empresas especializadas em acessórios, então as possibilidades de personalização são quase infinitas. Ah, e quem já pegou um trabalho de campo, sabe que ter uma caminhonete adaptada para suas necessidades é um verdadeiro achado!
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