AutomotivoNotícias Agora

A avalanche de SUVs que vai chegar o mercado; veja a lista

Se você está pensando em comprar um SUV, espere. O que está para acontecer no Brasil no segundo semestre de 2025 não é uma onda de lançamentos. É um tsunami. Uma avalanche de mais de 20 novos modelos está prestes a desembarcar nas concessionárias, em uma ofensiva que vai redesenhar completamente o mercado, aniquilar modelos consagrados e iniciar uma guerra de preços sem precedentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A invasão é total e vem de todos os lados. Temos o contra-ataque das marcas tradicionais, com novas gerações de seus campeões de venda. Temos a segunda e mais brutal onda da invasão chinesa, com marcas novas e modelos que prometem tecnologia de ponta a preço de carro popular.

E temos a chegada de uma legião de SUVs de luxo elétricos que vão redefinir o conceito de sofisticação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É a maior renovação do segmento mais amado do Brasil em uma única janela de tempo. Mas quem são os protagonistas dessa guerra? Quais são os carros que vão ditar as novas regras do jogo?

Preparamos a lista definitiva dos lançamentos que vão virar o mercado de cabeça para baixo até o final do ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A segunda invasão chinesa com SUVs: mais marcas, mais tecnologia

Se você achou que a BYD e a GWM já tinham feito barulho, prepare-se para a parte 2. Uma nova legião de montadoras chinesas, ainda mais agressivas e tecnológicas, está desembarcando no Brasil, e as marcas já estabelecidas também trazem suas armas.

  • Ataque triplo da Omoda Jaecoo: A marca vai lançar o Omoda 5 (híbrido-leve) e o Omoda 7 (híbrido plug-in).
  • A estreia da GAC Motor: Chega com o GS3, um SUV com motor 1.5 turbo para brigar com os SUVs de entrada.
  • BYD e GWM com mais armas: A BYD trará o Song Pro, uma versão mais acessível do seu SUV de sucesso, enquanto a GWM aposta no luxuoso Wey 07 e no gigante Haval H9.
  • Marcas de luxo elétricas: Prepare-se para nomes como Zeekr (com o 7X e sua autonomia de mais de 600 km), Avatr (com o 11) e Leapmotor (com o C10).

Veja mais: Renault Kwid tem desconto de até R$ 13.400 com Carro Sustentável

A guerra dos híbridos: a resposta das tradicionais

As marcas tradicionais não vão assistir à invasão de braços cruzados. A grande aposta delas para frear os chineses está nos novos SUVs híbridos, que prometem consumo de carro 1.0 com o espaço e o status de um utilitário.

  • Toyota Yaris Cross: Talvez o lançamento mais esperado do ano. O “mini Corolla Cross” chegará com a consagrada tecnologia híbrida flex da Toyota para ser o SUV mais econômico do Brasil.
  • Novo Honda WR-V: A Honda também entra na briga dos SUVs compactos com a nova geração do WR-V, que promete um visual mais robusto e, possivelmente, uma futura versão híbrida.
  • Peugeot 2008 Hybrid: O estiloso SUV da Peugeot ganhará o mesmo sistema híbrido-leve do Fiat Pulse, prometendo mais agilidade e economia.
  • Renault Boreal: O aguardadíssimo SUV médio da Renault, que virá para brigar com o Jeep Compass, também terá versões híbridas.

Veja mais: BYD apresenta FCB Ti7, novo SUV da Fang Cheng Bao

A renovação dos campeões e a chegada do luxo

Para completar a avalanche, os modelos que já são sucesso de vendas receberão atualizações importantes, e o segmento de luxo americano desembarca com força.

  • Chevrolet Tracker: O campeão de vendas da GM ganhará uma reestilização profunda, com visual inspirado na picape Montana.
  • Volkswagen Taos: O SUV médio da Volks também será renovado, com novo design e um câmbio automático de 8 marchas mais moderno.
  • O império americano: A Cadillac, marca de luxo da General Motors, finalmente desembarca oficialmente no Brasil com seus SUVs elétricos Lyriq e Optiq, prometendo muito luxo e tecnologia para brigar com as alemãs.

O segundo semestre de 2025 será o mais movimentado da história do mercado de SUVs no Brasil. A concorrência será brutal, e quem mais ganha com isso é você, consumidor, que terá um leque de opções nunca antes visto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo